A Alameda das Oliveiras, em Oliveira, acolhe o primeiro momento do Amarante Viola’s Fest com um concerto da GEAVA num agradável e muito harmonioso momento cultural dirigido pelo professor Eduardo Costa, grande impulsionador da Viola Amarantina.
Este momento cultural protagonizado pela GEAVA enaltece a sonoridade do conjunto das violas amarantinas e proporcionará um agradável serão em Oliveira, que conta com o apoio da Junta de Freguesia de Vila Meã.
O Amarante Viola’s Fest – Festival de Cordofones de Amarante – prossegue no dia seguinte com um pic-nic com a Viola Amarantina a gostar de si mesma e no domingo, 30 de julho, de novo a GEAVA em concerto no largo de S. Pedro, na cidade de Amarante, inserido na programação cultural local das pré-jornadas da JMJ.
Dia 3 de agosto há jantar, a partir das 19h00, com “Pica na Viola”, no dia 4 agosto, às 21h, Rusga das Violas de S. Gonçalo com descida do rio Tâmega nas Guigas e ainda com o rio Tâmega como cenário, a 5 de agosto, está prevista Noite de Fados à Viola. A 6 de agosto Viola Espiritual, às 18h, novamente envolvidos pelo inspirador enquadramento do rio Tâmega.