O projeto de voluntariado “NATURAL: alternativas mais sustentáveis” foi mais uma valiosa experiência para a Greta, Nur, Bilal, Marion, Ozan, Magdalena, Busra, Madalina e Sandra, todos eles jovens oriundos de diversos países da Europa (Letónia, Roménia, Turquia, França e Espanha). Estes voluntários do Corpo Europeu de Solidariedade (CES) estiveram, entre 6 a 9 meses, em Amarante, num período compreendido entre 10 dezembro 2021 e 28 abril 2023 a apoiar a comunidade local, quer em instituições sociais, como a Cercimarante ou educativas, como as escolas primárias de Cepelos, São Gonçalo ou Salvador quer a Universidade Sénior de Amarante, quer mesmo produtores biológicos, como a Quinta da Palmirinha do Prof. Paiva (Lixa, Felgueiras), a Mimos d’Arnóia da Isabel (Arnóias, Celorico) ou a Dona Ovelha da Filipa Lencastre (Vila Caiz, Amarante).
A Equação, através da
Casa da Juventude de Amarante, levou a cabo mais uma parceria de voluntariado de longa duração, no âmbito do Corpo Europeu de Solidariedade, financiado pela UE.
Os temas principais deste projeto foram os Direitos Humanos (por exemplo, envolvendo voluntários e públicos-alvo com menos oportunidades), a Saúde e o Bem estar (por exemplo, dinamizando atividades intergeracionais como ioga, relaxamento e dança) e o Ambiente (por exemplo, apoiando produtores biológicos da região e organizando na Casa da Juventude de Amarante uma feirinha semanal com produtos bio, justos e locais).
Ao longo das suas diferentes atividades estes 9 voluntários europeus da Equação apoiaram/organizaram:
– Diversos produtores biológicos (horticultura, fruticultura, vitivinicultura, etc.);
– Instituições sociais e educativas de Amarante (Cercimarante, pré-escolar e escolas primárias, Município de Amarante, Universidade Sénior de Amarante, etc.);
– Sessões de promoção do voluntariado europeu, do CES e do Erasmus+;
– Projetos internacionais (Campo de Trabalho Internacionais, Intercâmbios, etc.);
– Projetos de desenvolvimento pessoal e atividades culturais na CJ Amarante (teatro de improvisação, workshops de ioga, relaxamento e dança, aulas de espanhol, etc.);
– Apoio na comunicação e visibilidade da Equação, da CJ Amarante e do Erasmus+.