A Rota do Românico distinguiu 11 trabalhos submetidos à quarta edição do seu concurso escolar, este ano subordinado ao tema “A escultura na Rota do Românico”.
Entre os trabalhos premiados estão alunos do Externato de Vila Meã, na categoria de desenho, e do Colégio de S. Gonçalo, na categoria de fotografia.
O concurso recebeu 81 trabalhos, mais 24 do que na edição anterior, nas categorias de Modelagem, Desenho e Fotografia, que envolveram a participação de 2192 alunos, 85 docentes e 30 estabelecimentos de ensino.
Na categoria de Desenho, destinada ao 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, o primeiro prémio foi arrecadado pela turma A do 5.º ano do Externato Senhora do Carmo, Lousada. Os prémios seguintes foram atribuídos à turma A do 9.º ano do Externato de Vila Meã, Amarante, e à turma B do 9.º ano da Escola Básica e Secundária de Airães, Felgueiras.
Na categoria de Fotografia, dirigida ao ensino secundário, o primeiro lugar foi para a turma 4A2 do 12.º ano do Colégio de São Gonçalo, Amarante, seguida da turma CA do 10.º ano da Escola Básica e Secundária de Idães, Felgueiras, e da turma F do 11.º ano da Escola Secundária de Alpendorada, Marco de Canaveses.
Na categoria de Modelagem, dirigida ao pré-escolar e ao 1.º ciclo do ensino básico, a turma 2 do Jardim de Infância de Boelhe, Penafiel, foi a grande vencedora, seguida da turma do 1.º e 2.º anos da Escola Básica de Santiago de Subarrifana, também de Penafiel. O terceiro prémio foi para Castelo de Paiva, para a turma do 3.º e 4.º anos da Escola Básica de Casal da Renda.
O concurso “A escultura na Rota do Românico” desafiou a comunidade escolar a explorar, de forma criativa, o vasto património escultórico presente nos monumentos da Rota do Românico, dos tímpanos e capitéis, às mísulas, cachorros, siglas e frisos, entre outros pormenores artísticos.
O júri foi constituído pela artista plástica Catarina Rocha, pela ilustradora Fedra Santos e ainda pelo fotógrafo João Lopes Cardoso.
A cerimónia de entrega dos prémios decorreu no passado dia 7 de junho, no Centro de Interpretação do Românico, em Lousada.
Todos os trabalhos concorrentes ficarão expostos no Centro de Interpretação do Românico até ao próximo dia 2 de julho.
A Rota do Românico reúne, atualmente, 58 monumentos e dois centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios dos vales do Sousa, Douro e Tâmega (Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende).