Técnico amarantino orienta estágio Seleção Nacional Andebol Sub-17

O treinador amarantino João Varejão, selecionador nacional, está bastante empenhado na orientação do importante estágio da Seleção Nacional Andebol Sub-17 masculina a decorrer em Celorico de Basto. 

Refira-se que os 16 jovens atletas convocados pelo selecionar João Varejão, preparam a participação em dois importantes momentos internacionais: European Open que decorre na Suécia de 2 a 8 de julho, e o Festival Olímpico da Juventude, que terá lugar na Eslovénia, de 22 a 30 de Julho.  

Em Celorico de Basto o andebol é um desporto que tem vindo a ganhar relevância desportiva com um clube que é já uma referência nacional, o Beca, “fruto da audácia e capacidade de entrega do treinador João Varejão, um homem que tinha um sonho e que o viu concretizado. Hoje o Beca é um clube altamente competitivo, com vários atletas convocados assiduamente para as seleções” disse José Peixoto Lima, presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto.  

O autarca diz que “estes encontros/momentos de estágio da seleção nacional são demonstrativos da importância que o andebol tem neste concelho, e é com toda a honra que os acolhemos e lhes proporcionamos as melhores condições para que usufruam de um estágio tranquilo ao comando do treinador João Varejão”.  

João Varejão, que estava acompanhado do também amarantino Paulo Pereira, Selecionador Nacional da equipa Sénior de Andebol, considera que “Celorico de Basto é um concelho acolhedor, com excelentes infraestruturas e tranquilo, ideal para um estágio de preparação, onde os atletas devem estar concentrados e focados no trabalho que se pretende desenvolver. As competições internacionais que vamos disputar serão fundamentais para o crescimento e evolução destes jovens jogadores”. 

A este propósito, Paulo Pereira refere que “estes são momentos especiais, não só para acolher melhor os atletas mas também para alinhar detalhes relacionados com o modelo de jogo das seleções. Por outro lado, estar em Celorico de Basto é sinal da importância que o concelho tem tido nos últimos anos no desenvolvimento do andebol não só pelas ótimas condições de trabalho, mas também por sentirmos que já é um território de Andebol. Prova disso mesmo foi a recente convocatória do atleta Celoricense (atleta da formação do BECA) Nuno Queirós à Seleção Nacional A”.  

Refira-se que neste European Open, a seleção Nacional de andebol Sub-17 vai defrontar a Lituânia logo no jogo inaugural, mas pelo caminho encontrará a Bélgica, a Suíça e a Noruega.