UVVA mostra qualidade e crescimento do Vinho Verde em Amarante

A sexta edição do UVVA – Universo do Vinho Verde Amarante realiza-se de 16 a 18 de junho, no claustro do Igreja de São Gonçalo, do Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso e da Câmara Municipal.

Ao longo de três dias, o programa propõe conversas sobre o vinho verde (espumantes verdes, verdes tintos, e o trio maravilha: Alvarinho, Avesso e Loureiro), showcookings com o chef Vítor Matos, Rui Ribeiro (Restaurante Ciao Tílias) e Miguel Cardoso (Restaurante Pena), mostra da gastronomia regional com doces conventuais, leitão, petiscos, e animação musical.

Agustina Bessa-Luís é a personalidade homenageada na edição de 2023, no âmbito das comemorações do centenário do nascimento da escritora amarantina. O ambiente rural marcou fortemente a sua obra onde são várias as referências a Amarante e ao Vinho Verde, como se pode ler em “O livro de Agustina”: “Sou um produto da região, como o vinho verde, que não embriaga, mas alegra.”

Pelo segundo ano consecutivo, realiza-se o Concurso de Vinhos que vai atribuir prémios nas seguintes categorias: Prémio Excelência UVVA, Prémio Mérito UVVA, Melhor vinho UVVA, Melhor vinho espumante, Melhor vinho branco, Melhor vinho rosé, Melhor vinho tinto e Melhor Amarante – Prémio António Lago Cerqueira.

Este ano, o UVVA vai contar com a presença dos seguintes produtores: 100 Igual, 3 Rostos, ABValley Wines, ACampos, AJTS, Calçada Wines, Casa da Tojeira, Casa de Cello – Quinta de Sanjoanne, Casa de Vila Pouca, Casa do Barroso, Dos Santos, Encostas do Mouro, Enoport Wines, GULA, Heitor, O Louzadense, PROVAM, Quinta Pereirinhas – Foral de Monção, Quinta da Chouza – Chão do Rio, Quinta da Levada, Quinta da Lixa, Quinta da Samoça, Quinta de Carapeços, Quinta de Maderne, Quinta de Santa Cristina, Quinta de Santiago, Quinta do Silvoso, Quinta dos Encados, Quinta Rodelo Velho, Quintas de Caiz, Quintas de Vila Garcia, Soc. Vin. Jóia Gatão, Val de Luzes, Vinho Carreiro e Vitimarante.

Realizado pela primeira vez em 2016, o UVVA consolidou-se como um evento vínico de referência em toda a região, reforçando a aposta no vinho verde enquanto produto estratégico de desenvolvimento local e de promoção turística.

Ao longo de cinco anos, passaram pelo UVVA cerca de 20 mil visitantes que ficaram a conhecer o melhor que os cerca de 40 expositores de vinho verde tinham para oferecer, mas também a gastronomia e a cidade de Amarante.

No dia 16, o UVVA abre às 17h00 para profissionais do sector da restauração e vinho, e às 18h00 para o público em geral, até à meia noite. No sábado, pode visitar o UVVA entre as 17h00 e as 00h00. O lounge prolonga-se, sexta e sábado, até às 02h00 com animação. No domingo, o UVVA está aberto das 17h00 às 22h00.

A entrada custa 5€ com oferta do copo oficial, um porta-copos e um voucher de 2,5€ para descontar na compra de vinho.