A associação Sekoia vai dinamizar em Vila Meã, de 3 a 7 de julho, a ESCAPA – Oficinas da Performance. Esta iniciativa cultural consiste numa atividade artístico pedagógica que se destina a jovens na faixa etária dos 14 aos 1 8 anos e a adultos maiores de 55 anos residentes em Amarante.
O objetivo, explicam os responsáveis da associação Sekoia, é explorar linguagens e processos criativos ligados à dança contemporânea, com vista a criar novos espaços de aprendizagem e encontro com a cultura.
Assim, de 3 a 7 de julho, vai ser possível participar nas oficinas Corpo e palavra, com a intervenção de Ricardo Teixeira, no salão dos Bombeiros Voluntários de Vila Meã.
Sobre esta oficina, explicam: “Um corpo em cena pressupõe sempre uma tensão, um perigo iminente entre intérprete e espetador. Nesta oficina pretende-se uma pesquisa coletiva sobre a presença do intérprete em cena e a sua relação com o espetador através de exercícios práticos e jogos coletivos com o intuito de fornecer ferramentas teatrais aos formandos”.
Pretende-se com esta atividade trabalhar a consciencialização do corpo do intérprete no espetáculo teatral português; desenvolver exercícios práticos onde o formando trabalha a sua presença “em cena”; criar exercícios práticos onde os formandos serão convidados a materializar o que apreenderam na teoria para a prática; promover o trabalho prático sobre o conceito de “guilty pleasures” e o desenvolvimento de uma dramaturgia coesa com os materiais experimentados.
Através do ESCAPA – Oficinas da Performance, promover o lançamento de um conceito ou conceitos vários como proposta de trabalho nas sessões, com o objetivo de serem alvo de uma interpretação dos formandos divulgando uma forma que lhes é própria.