Reconhece-se que o tecido empresarial português tem sofrido uma crescente transformação digital em grande parte acelerado pela pandemia e a necessidade de, pelo prolongado período de confinamento, recorrer a utilização frequente de recursos digitais online.
Segundo dados publicados pela Executive Digest a pandemia levou 30% das empresas em Portugal a acelerar os seus planos de digitalização e automação. No entanto, atualmente só ainda 37% das empresas nacionais tem uma estratégia de transformação digital alinhada com a estratégia global da empresa.
No entanto, prevê-se que só em 2030 a maioria do tecido empresarial português conclua o seu processo de transformação digital.
Ainda segundo dados publicados pela Executive Digest, a transformação digital em Portugal vai representar 50% de todo o investimento nacional em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) até o final de 2025. Já em 2023, 52% do investimento em tecnologia será para iniciativas digitais, e os investimentos diretos em transformação digital vão acelerar para um crescimento anual médio de 16,5%, no período de 2022 a 2025. As empresas têm vindo a reestruturar os seus negócios a nível tecnológico, por forma a obterem, sobretudo, vantagens a nível organizacional, reduções de custos, e agilização de processos.
Os Serviços Profissionais e a Saúde registam o maior crescimento, com 8,1% e 7,6%, respetivamente, seguidos pelas áreas dos Seguros (7,3%), Governo (6,9%), Transportes, Retalho (6,2%) e Fabricação (6,1%).
A transformação digital não é algo longínquo, está a acontecer neste momento e é responsabilidade de todos. Pressupõe um desafio sem precedentes, a garantia de maior eficiência e produtividade das suas pessoas, e da capacidade para internacionalizarem as suas operações.