Aproximarte

“Aproximarte” promoveu sessão de sensibilização para os seniores

Para assinalar o primeiro aniversário do projeto “Aproximidade”, a Câmara Municipal de Amarante, em parceria com o Núcleo de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário do Destacamento da GNR de Amarante, promoveu uma sessão de sensibilização para os seniores com vista a informá-los dos perigos com burlas e outras vulnerabilidades.

A sessão, que decorreu no auditório do Centro Cultural de Amarante, contou com as intervenções do vice-presidente do Município, Jorge Ricardo, do Capitão Luís Alves, comandante do Destacamento Territorial de Amarante, e de Cármina Bernardes, reitora da Universidade Sénior do Marco de Canaveses.

Destaque-se ainda a apresentação de duas peças de teatro, “O golpe do ouro” e “O grande amigo”, escritas por Cármina Bernardes e interpretadas pelos clientes da Universidade Sénior do Marco de Canaveses, a partir de notícias e relatos de idosos.

A sessão contou ainda com uma tertúlia protagonizada pela Cabo Paula Costa e o Cabo Filipe Sanches, do Núcleo de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário do Destacamento da GNR de Amarante, num momento em que se partilharam testemunhos e histórias de idosos vítimas de burla e tentativa de burla no concelho. A sessão terminou com a atuação da Tuna da Universidade Sénior de Amarante.

Criado no início de 2022 pela Câmara de Amarante em parceria com GNR através do “Programa Apoio 65 – Idoso em Segurança”, o projeto “Aproximidade” tem como objetivo tornar o concelho socialmente inclusivo para os seniores promovendo ações de convívio e partilha de forma a combater a solidão e o isolamento. Este programa conta com uma equipa multidisciplinar, da área social, da psicologia e da saúde, e tem como missão promover uma vida saudável, ativa e plena aos idosos sinalizados.