A Junta de Freguesia de Vila Meã, através de protocolo estabelecido com a ANAFRE – Associação Nacional de Freguesias, associou-se ao contributo solidário que permite aos habitantes da freguesia de Vila Meã beneficiar de um apoio de 10 euros por mês na compra de gás de botija para consumidores domésticos, beneficiários de tarifa social de eletricidade ou de prestações sociais mínimas.
Face à instabilidade de preços ainda sentida nos mercados energéticos, ficou inscrito no Orçamento do Estado o prolongamento deste apoio, que desde novembro 2022 conta com o apoio da ANAFRE e das juntas de freguesia para a operacionalização do pagamento do apoio de 10 euros na aquisição de gás engarrafado pelos beneficiários elegíveis.
Os beneficiários deverão apresentar a fatura da eletricidade em que comprove ser beneficiário da tarifa social da eletricidade, a fatura/recibo ou recibo onde conste o respetivo número de identificação fiscal (NIF) em nome do titular do contrato de eletricidade, beneficiário da Tarifa Social de Energia Elétrica, e que comprove também a aquisição da garrafa de GPL. Tem ainda de apresentar cartão do cidadão, de residente ou passaporte do titular do contrato de eletricidade beneficiário de tarifa social.
Já os beneficiários de apoios sociais abrangidos têm de apresentar documento comprovativo do recebimento de uma das prestações sociais mínimas, com referência ao mês anterior ou ao mês do apoio, o recibo de aquisição da garrafa e a documentação do titular da prestação social mínima. O apoio é pago em dinheiro face à apresentação da documentação.