A Associação Empresarial de Vila Meã promove, na quinta-feira, dia 13 abril, o workshop “Maximização dos Recursos Internos: Desenvolvimento de Produtos e Melhoria Organizacional” e a terceira edição do À Descoberta da Identidade Made In Tâmega e Sousa, no Mosteiro de Santo André de Ancede, em Baião.
Note-se que estas iniciativas de promoção dos produtos agroalimentares Made in Tâmega e Sousa enquadram-se num ciclo de ações que já proporcionaram momentos de encontro entre produtores da região e experiências gastronómicas no Mosteiro de Travanca, em Amarante, a 16 de fevereiro, e no Mosteiro de Pombeiro, em Felgueiras, a 16 de março.
No encontro À Descoberta da Identidade Made In Tâmega e Sousa, que nesta edição chega ao Mosteiro de Ancede, os convidados serão recebidos numa atmosfera cultural, concebida inicialmente por visita guiada ao mosteiro, seguida de momentos de partilha literária, com referência a autores notáveis da região, a exemplo de Eça de Queiroz, acompanhados do melodioso som da viola Amarantina.
Nesta edição, a proposta gastronómica, a ser degustada pelos convidados, será da responsabilidade do chefe coordenador Renato Cunha e do chefe convidado António Queiróz Pinto. Natural de Baião, António Queiróz Pinto reflete, na sua profissão, o seu apreço pelos produtos locais, do Douro e das Serras, e pela boa preparação e conservação dos mesmos.
Este registo será, portanto, composto por dois momentos distintos: no refeitório do mosteiro, irá ocorrer um showcooking, com pequenas doses, de forma a dar a conhecer diferentes produtos; e, na ruína da cozinha, onde se encontra uma imponente chaminé, será servido um prato de conforto.
Os ingredientes a ser utilizados foram definidos a partir da estreita colaboração com produtores do território, sendo também realizadas visitas aos locais de produção, com a presença dos chefes e restante equipa de trabalho do projeto.
A ementa será, por sua vez, condimentada e exclusivamente harmonizada com infusões, proporcionando aos convidados uma viagem sensorial pelo património aromático do Tâmega e Sousa, num conceito de “TEA Experience – Talk. Eat. Act.”, concebido pela Infusões com História.
Antes os produtores, num universo de mais de 60 identificados na região no âmbito deste projetto da AE Vila Meã, vão participar num workshop “Maximização dos Recursos Internos: Desenvolvimento de Produtos e Melhoria Organizacional”. Após convidar os produtores do território a construir uma narrativa e estratégia para os seus negócios, este terceiro workshop irá incidir sobre as temáticas: Cooperação empresarial; Capital humano: captação, retenção e satisfação; Valorização do produto; e Processo de gestão – promovendo, assim, momentos de networking entre os participantes.
O Seminário de Encerramento do Made In Tâmega e Sousa será realizado no dia 27 de abril, no Centro de Interpretação da Escultura Românica, em Penafiel.
No âmbito deste projeto, para além da execução das ações de capacitação e eventos e referidos, está a ser produzida uma monografia dos produtos endógenos, um plano estratégico, um guia de inovação, um vídeo promocional, um portal, uma aplicação móvel, uma revista de receitas, bem como a comunicação destas atividades no Facebook e Instagram.
Este projeto é promovido pela Associação Empresarial de Vila Meã, em parceria com entidades locais, representando um investimento aproximado de 200 mil Euros, cofinanciado pelo Programa Norte 2020, através do FEDER.