Educação Formação Adultos

Formação Adultos Nível Secundário qualifica formandos para novos desafios profissionais

A Associação Empresarial de Vila Meã concluiu, com a entrega dos certificados de habilitação, o curso EFA – Educação e Formação de Adultos Nível Secundário de dupla certificação, escolar e profissional, com equivalência 12º ano Nível IV.

O curso, que decorreu ao longo de 15 meses de formação diária nas instalações da antiga escola primária de Ataíde, em Vila Meã, e estágio em contexto real de trabalho, contou com a intervenção da AGITO.

A formação EFA NS – Técnico de Apoio à Gestão envolveu 13 formandos em situação de desemprego, que tiveram a oportunidade de assimilar conhecimentos, apreender novas competências, melhorar desempenho pessoal e desenvolver novas qualificações profissionais.

Para a Associação Empresarial de Vila Meã a oportunidade formativa é essencial para a qualificação dos recursos humanos e a consequente capacitação para uma reintegração segura no mercado de trabalho.

“Tenho muito orgulho no vosso desempenho e esforço, desde que decidiram iniciar e agora finalizar este importante e exigente percurso formativo, que, sabemos, não é fácil, mas, como sempre vos fui dizendo, é possível”, comentou Geraldino Oliveira, presidente da AE Vila Meã.

“Não é fácil encontrar trabalho, muito menos em locais que se goste de trabalhar, mas não se pode começar uma casa pelo telhado e com mais esta qualificação formativa, de certeza absoluta vai ser mais fácil reentrar no mercado de trabalho com sucesso”, ressalvou.

O curso terminou com a realização de um estágio em diversas empresas da região, onde os formandos puderam aplicar os conhecimentos adquiridos através da prática em contexto trabalho.

Uma prática formativa que se revela fundamental na qualificação de conhecimentos através da melhoria a nível da escolaridade formandos, mas também na qualificação de competências e empregabilidade. Note-se que desta turma que concluiu a formação EFA NS – Técnico de Apoio à Gestão, mais de 60% já está a trabalhar, nomeadamente alguns que foram admitidos nas empresas em que estagiaram.

“A partir de agora têm a escolaridade (12ºano) e também uma certificação profissional, o que constitui um orgulho saber que mais de metade dos alunos que terminaram esta formação estão a trabalhar”, comentou Sisandra Brandão, responsável da AGITO.

“Sugiro que continuem a lutar, mantenham o empenho na vossa formação profissional, conscientes de que o mundo do trabalho está cada vez mais exigente, mais evoluído, e nós, como trabalhadores, temos de estar preparados”, acentuou, reforçando a importância da formação na constante capacitação profissional.

“A qualificação dos recursos humanos, ativos e desempregados, permite uma melhor integração e desempenho das pessoas em contexto de trabalho e capacita as empresas. O investimento que fazemos na disponibilização de formação e a correspondente adesão das pessoas confere mais qualificação e isso é uma mais-valia na resposta às novas exigências em contexto trabalho de mais e melhor desempenho para as empresas da nossa região”, constata Rosário Meneses, diretora executiva da AE Vila Meã.

O investimento em formação permanente, com uma disponibilização de cursos diversificados respondendo a várias das necessidades das empresas e exigências do mercado de trabalho, tem merecido prioridade na intervenção da Associação Empresarial de Vila Meã.