CANTUSd'Alma Iluminado
Foto: Rota do Românico

Mosteiro de Mancelos recebe CANTUSd’Alma Iluminado

O ciclo de seis concertos CANTUSd’Alma Iluminado na Rota do Românico prossegue amanhã domingo, 19, pelas 18 horas, no Mosteiro de São Martinho de Mancelos, em Amarante.

Depois de o Mosteiro de São Pedro de Ferreira, em Paços de Ferreira, ter acolhido a audição inaugural no passado domingo, será agora a vez do Mosteiro de Mancelos, classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1934, receber o grupo CANTUSd’Alma.

Este ciclo de concertos promovido pela Rota do Românico, com entrada livre, pretende explorar a essência da música medieval através das Cantigas de Santa Maria, datadas do século XIII, com um espectro mais rico das novas sonoridades musicais.

Num ambiente intimista, à luz de velas, uma singular interpretação musical, como resultado da combinação dos arranjos do compositor bracarense André Ruiz com uma visão alternativa e única de cada uma das cantigas.

Após Mancelos, o ciclo CANTUSd’Alma Iluminado continua em abril, com apresentações no Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro, em Felgueiras, no dia 2, integrada na programação do Festival do Pão de Ló, e na Igreja de São Cristóvão de Nogueira, em Cinfães, no dia 16.

O grupo CANTUSd’Alma é constituído por Sara Meireles e Marisol Brito, nas vozes, Inês Vaz, no acordeão, Joana Correia, no violoncelo, e Miguel Meireles, na percussão.

A Rota do Românico reúne, atualmente, 58 monumentos e dois centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios dos vales do Sousa, Douro e Tâmega (Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende).

As principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.