Vários jovens universitários da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto dinamizaram, ao longo de uma semana, várias iniciativas em diversos locais e instituições de Vila Meã, no âmbito da campanha nacional Missão País.
A Missão País é um projeto católico de universitários, que organiza e desenvolve as Missões Universitárias – semanas de apostolado e ação social – com o envolvimento de várias faculdades portuguesas que percorrem o país e de 4 a 11 de fevereiro escolheram Vila Meã como um dos destinos de missão.
As missões de cada faculdade são lideradas por uma equipa de chefes, responsáveis pelo projeto na sua faculdade e por um grupo de 52 missionários. Em Vila Meã o grupo de voluntários foi coordenado pelos jovens Maria Noronha e António Sousa Pereira.
Na semana de missão, durante o dia, os jovens universitários dividem-se em pequenos grupos para prestar serviço à comunidade – animam os lares, as creches, as escolas e andam de porta em porta levar alegria. A estes grupos chamam de comunidades/valências.
Em Vila Meã o grupo de universitários da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto foi acolhido na eucaristia dominical da comunidade de Real e na terça-feira, dia 7 de fevereiro, realizou-se o Jantar das Famílias, onde as famílias locais foram convidadas a receber em sua casa dois ou mais missionários para jantar, permitindo momentos de partilha e convívio. Na quarta prosseguiu-se com vigília de oração, testemunhos e recitação do terço na Igreja de Real pelas 22h. Na sexta-feira, marcando o encerramento da missão, foram apresentados alguns momentos de teatro preparado ao longo da semana por um grupo de missionários. A sessão decorreu à noite, aberto a toda a comunidade, no Cineteatro Raimundo Magalhães.
“O teatro é um dos momentos altos que caracterizam o projeto da Missão País, correspondendo ao culminar da semana de Missão e à oportunidade de juntar e animar a Comunidade em que missionamos, antes da despedida”, referem os jovens coordenadores da Missão País em Vila Meã.
“Ao longo da semana vivemos momentos de oração, de partilha e de muita animação. São momentos marcantes, que nos permite criar vínculos na fé e uns com os outros e proporcionar tempo muito favorável e envolvente com a comunidade na simpatia do acolhimento que sempre tão bem nos proporcionam”, ressalvam.
Esta dinâmica nacional da Missão País pressupõe que os jovens universitários desenvolvam as suas atividades e marquem a sua presença durante três anos em cada localidade. Explicam que “no primeiro ano procuramos acolher e ser acolhidos, no segundo (havendo já mais confiança) dá-se uma transformação maior e no último ano procuramos que a «despedida» seja um envio, tanto para a localidade como para os missionários”.
Note-se que, através da Missão País, o voluntariado e a oração permitem inspirar os jovens a uma vida com sentido, virada para os outros.
A Missão País (https://www.missaopais.pt/) é um projeto católico de universitários a nível nacional que todos os anos move cerca de 3500 estudantes das diversas universidades para várias localidades do interior do país com o intuito de as evangelizar através do testemunho da fé, do serviço e da caridade.