Associação Empresarial Vila Meã promove os produtos endógenos

A Associação Empresarial de Vila Meã realizou, no Mosteiro de Travanca, a primeira edição do À Descoberta da Identidade Made In Tâmega e Sousa, com o objetivo de promover e valorizar os produtos endógenos do território.

Os convidados foram recebidos na igreja daquele magnânimo monumento da Rota do Românico com um primeiro momento literário, no qual a professora Cidália Fernandes deu a conhecer excertos da obra “O Mosteiro”, de Agustina Bessa-Luís, acompanhado pelo professor Eduardo Costa, na Viola Amarantina. José Augusto, da Rota do Românico, foi o responsável pela visita guiada à igreja, que representa um marco histórico no território e que se destaca pelo seu estado de conservação. A primeira parte do encontro terminou com uma intervenção feita pelo ator Fernando Soares, com texto próprio e um poema de José Régio.

Após serem guiados ao claustro do mosteiro, os convidados foram recebidos com um duo de trombones, da Orquestra do Norte, formado por José Pereira (trombone), e Jorge Freitas (trombone baixo). Durante o evento foram interpretadas seis obras distintas pelo duo, em conjugação com um segundo momento literário, no qual foi recitado um poema de Teixeira de Pascoaes. A noite seguiu com acompanhamento musical de viola Amarantina.

À volta dos potes de três pernas, num ambiente mais informal, os convidados tiveram a oportunidade de acompanhar o chefe Renato Cunha a confecionar, a partir de técnicas ancestrais, algumas iguarias do território, com produtos endógenos, a “quatro mãos” com o chefe convidado Miguel Cardoso. A ementa foi cuidadosamente elaborada, a partir da colaboração com diversos produtores, que receberam a visita dos chefes na véspera do evento.

A Infusões com História proporcionou ainda uma visita guiada ao património aromático do Tâmega e Sousa, tendo servido a infusão Limonete e Tomilho-limão num momento de boas-vindas, e harmonizado as restantes com as receitas apresentadas pelos chefes:

– Truta de escabeche, Infusão Balsâmica;
– Caldo de Nabos, Infusão Estival;
– Feijoada de Cogumelos, Infusão do Mato;
– Arroz de Aba, Infusão Mística;
– Leite-Creme e Sarrabulho Doce, Infusão Românico Português.

As infusões serviram também de condimento no Arroz de aba – Infusão Balsâmica e no Leite-creme – Infusão Românico Português.

Antes e durante a tarde, diversos produtores da região participaram no workshop “Como elaborar uma narrativa para promover o seu negócio/marca”, dinamizado por Mário Correia, na sede da AEVM, onde foram apresentadas algumas ferramentas práticas, aos produtores da região, a fim de que estes pudessem fazer uma introspeção dos seus negócios/marcas e, assim, estabelecer um trajeto para uma melhor comunicação. No fim, os participantes dirigiram-se ao Mosteiro de Travanca, para acompanhar o evento “À Descoberta da Identidade” Made In Tâmega e Sousa.

Na sequência deste encontro, ocorrerão ainda outros dois eventos, com a coordenação do chefe Renato Cunha: dia 16 de março, no Mosteiro de Pombeiro, com o chefe Pedro Machado e dia 13 de abril, no Mosteiro de Ancede, com o chefe António Queiroz Pinto. O receituário das principais propostas apresentadas em cada momento gastronómico será documentado numa revista de receitas.

Para o vice-presidente da Câmara Municipal de Amarante, António Jorge Ricardo, a realização desta iniciativa promocional dos produtos endógenos e das potencialidades da região demonstrou o melhor do que temos num ambiente e envolvência privilegiada.

“Entendo ser de muito valor quando conseguimos ter esta oferta distinta para o público, apresentando uma excelente confeção gastronómica dos produtos locais, que também são aquilo que de melhor temos na nossa região, com sabores muito próprios e bastante apreciados, numa conjugação perfeita na potencialização do nosso território”, comentou, considerando que este tipo de abordagens reforça a autenticidade e assim potenciam a capacidade diferenciadora de atrair mais afluência ao território.

“Felicito a Associação Empresarial de Vila Meã por abraçar este projeto, alargando horizontes para lá da sua envolvência local, com impacto e influência na região do Tâmega e Sousa e que entendo vai alcançar os objetivos esperados, que é um desenvolvimento mais sustentável ao potenciar os nossos produtores e a excelência dos seus produtos”, destacou António Jorge Ricardo.

Para o presidente da Junta de Travanca, Fernando Cunha, este tipo de iniciativas potencia os lugares, património, cultura, de que tanto nos orgulhamos.

“É sempre muito importante acolher este tipo de eventos que nos permite evidenciar o enorme valor deste território e assim também explorar mais sobre a potencialidade que temos no usufruto da paisagem, envolvente monumental e sabores únicos da nossa gastronomia”, referiu.

Para um dos embaixadores do Made In Tâmega e Sousa, Paulo Teixeira, antigo presidente da Câmara de Castelo de Paiva e um dos protagonistas, enquanto autarca, no lançamento e dinamização da Rota do Românico, neste território “há tanta coisa que nos une, e que pode, a nível internacional, ser uma porta de entrada para muitos turistas nesta região de tantos encantos, que é das mais bonitas que temos em Portugal”.

“Sinto uma honra enorme poder ser um dos embaixadores deste projeto Made In Tâmega e Sousa, que pretende evidenciar todas as potencialidades do território, riquíssimo em gastronomia, em cultura, na arte, em monumentos”, ressalvou.

O vice-presidente da Associação Empresarial de Vila Meã, Pedro Pinheiro, apontou como interesse fundamental da associação a consolidação de “um modelo de desenvolvimento sustentável tendo como base a cooperação empresarial e a inovação”.

“Considerando a importância identitária dos produtos endógenos, é sobre eles que se pretende promover e dinamizar o setor empresarial da região, assente na cooperação do setor agroalimentar, dinamizando a criatividade e capacitação como estratégia de maior competitividade da região”, considerou Pedro Pinheiro.

O Made in Tâmega e Sousa prevê a execução dos eventos referidos, ações de capacitação com os produtores da região, uma monografia dos produtos endógenos, um plano estratégico, um guia de inovação, um vídeo promocional, um portal, uma aplicação móvel, uma revista de receitas, bem como a comunicação de todas estas atividades no Facebook e Instagram.

O projeto Made In Tâmega e Sousa é promovido pela Associação Empresarial de Vila Meã, em parceria com entidades locais, representando um investimento aproximado de 200 mil Euros, cofinanciado pelo Programa Norte 2020, através do FEDER.