A Tuna da Universidade Sénior de Amarante – Polo de Vila Meã atuou na Praça da Alegria da RTP1 para partilhar o canto das janeiras aos idosos isolados do concelho de Amarante que têm realizado no âmbito do Programa Apoio 65 – Idoso em Segurança e Aproximidade, dinamizado pela GNR e Câmara de Amarante.
No programa o professor de música da Universidade Sénior e maestro da Tuna de Vila Meã, Geraldino Oliveira, entrevistado por Sónia Araújo, realçou o contentamento que envolve todos os membros da tuna e restantes protagonistas deste programa na visita com o canto das janeiras que têm feito a diversos idosos isolados.
“Poder sair da sala de ensaio e levar esta alegria a outras pessoas que estão mais isoladas, julgo que tem todo o sentido. Costumo dizer que a vida sem música não tem sentido, segundo Nietzsche, e é verdade, porque todos eles quando vão para as aulas e ensaios mostram-se sempre com muita alegria”, comentou.
Sobre a sua participação na Tuna, o professor e maestro Geraldino Oliveira, destacou “o privilégio que se tem com os membros desta tuna, porque ao dar-lhes aulas para além de ensinar, aprendo muito mais com eles do que porventura eles comigo”.
Já o professor de cavaquinho, Torcato Bessa, falou da “experiência muito boa”, reconhecendo que tem “alunos bem dedicados, às vezes um bocadinho teimosos, mas lá vão alinhando”.
“Temos que nos lembrar que os da minha idade, que estão isolados, precisam de ter alguém que lhes vá levar alguma alegria e dar uma esperança de que ainda estão vivos”, referiu, comentando a iniciativa do cantar das janeiras.
A letra da música é de Joaquim Cardoso, também membro e músico da Tuna de Vila Meã.
No programa Praça da Alegria, apresentado por Jorge Gabriel e Sónia Araújo, marcaram ainda presença as irmãs Laurentina Ribeiro e Natália Costa, António Jorge Ricardo, vice-presidente da Câmara de Amarante e o Capitão Luís Alves, comandante da GNR de Amarante.