No ano em que se celebram os 150 anos do nascimento do artista amarantino António Carneiro (1872-1930), a Câmara Municipal de Matosinhos recorda o pintor amplamente representado na coleção artística municipal com uma exposição retrospetiva “António Carneiro. O poeta com pincéis”.
A mostra, a maior dos últimos 50 anos deste poeta e pintor, está patente no Museu Quinta de Santiago, em Matosinhos, até 26 de fevereiro de 2023.
Serão cerca de 70 obras, objetos e documentos, parte deles inéditos ou quase desconhecidos, do único pintor simbolista português, que poderão ser vistos neste espaço museológico de Leça da Palmeira de terça a sexta, entre as 10h e as 13h e as 15h e 18h, e aos sábados, domingos e feriados entre as 15h e as 18h.
Pela primeira vez em 120 anos, as duas versões da obra mais icónica do pintor António Carneiro – “Ecce-Homo” estão expostas fora das instalações da Misericórdia do Porto.
O conhecido autorretrato de 1918 de António Carneiro, bem como a obra “Menina do gato”, ambas do Museu Nacional Soares dos Reis, também podem ser observadas, assim como estudos diversos para duas obras igualmente essenciais no percurso do artista, como são os casos do tríptico “A Vida” e “Camões lendo os Lusíadas aos frades de S. Domingos”.
O retrato a sanguínea de uma bebé do acervo municipal está exposto ao público pela primeira vez e duas paisagens marinhas de Leça da Palmeira, com a Capela da Boa Nova e o antigo casario junto à praia, recentemente adquiridas pela Câmara de Matosinhos, têm a sua estreia nesta mostra, da qual fazem ainda parte outras obras de relevo de António Carneiro.
Alguns objetos pessoais do artista, invulgarmente vistos em público, como um relógio de bolso, pincéis, cartas, livros da sua biblioteca com dedicatórias, e fotos, propriedade do Museu Amadeo Souza Cardoso, completam esta exposição.
De referir que cerca de 70% das obras de António Carneiro que estão exibidas integram a coleção artística do município de Matosinhos, uma das entidades públicas com um maior número de quadros do artista, perto de meia centena de peças.
Para visitar até 26 de fevereiro de 2023.