Plano Ferroviário Nacional

Governo apresenta discussão pública Plano Ferroviário Nacional

Foi apresentado o Plano Ferroviário Nacional (PFN) e lançado para discussão pública que propõe fazer chegar a linha de alta velocidade a dez cidades do país e a proporcionar várias ligações a Espanha. A proposta, apresentada pelo Governo, contempla a execução da Linha do Vale do Sousa, ligando a Linha do Douro, em Valongo, a Felgueiras, passando por territórios de Paredes, Paços de Ferreira, Lousada e Felgueiras, que incluirá o Sistema Metropolitano Norte.

No Plano Ferroviário Nacional está prevista uma linha de alta velocidade Porto-Lisboa, a primeira fase da nova linha Porto-Vigo (incluindo os troços Braga-Vigo e Porto-Aeroporto). Está prevista, também, uma nova linha de Alta Velocidade entre Aveiro e Vilar Formoso, passando por Viseu e Guarda. Esta nova ligação ferroviária tornará possível a “ligação de Lisboa e Porto a Madrid em cerca de 3 horas”. Há, ainda, duas alternativas em estudo para a ligação de Alta Velocidade Lisboa-Algarve, uma delas incluindo as cidades Évora, Beja e Faro.

Está prevista, ainda, a reabertura da totalidade das linhas do Douro, nomeadamente a eletrificação da linha entre o Marco e a Régua, e uma nova linha de Trás-os-Montes, que ligue Porto, Vila Real e Bragança, assumindo que Porto-Vila Real se fará em menos de uma hora e Porto-Bragança em menos de duas horas.

Relativamente ao transporte de mercadorias, estão previstos novos corredores internacionais pelo Algarve e Trás-os-Montes e um corredor-piloto para comboios de maior dimensão entre Sines e a fronteira.

A concretização destes investimentos não está completamente definida, mas considera-se o ano 2050 como horizonte temporal.

Em fase de consulta pública o Plano Ferroviário Nacional voltará a ser examinado pelo governo e submetido à Assembleia da República, em princípio em 2023. O objetivo é torná-lo estrutural, na base do novo mapa ferroviário português para os próximos 30 anos, independentemente dos ciclos políticos.