O monumento de homenagem ao professor José Ribeiro Soares regressou ao Largo da Feira, numa intervenção da Junta de Freguesia de Vila Meã.
Este monumento, erigido por um grupo de vilameanenses em reconhecimento do notável contributo dado à educação e ensino em Vila Meã pelo professor Soares, é recolocado num lugar de destaque, dignificando a homenagem que lhe é prestada. Assim, o monumento, da autoria do escultor Manuel Dias, regressa ao Largo da Feira, em frente ao Externato de Vila Meã, que ajudou a fundar e onde lecionou.
“A colocação do monumento só foi concretizada agora”, esclarece o presidente da Junta de Vila Meã, na expectativa de enquadrar a sua recolocação num necessário arranjo urbanístico daquela praça, no Largo da Feira.
“Tínhamos a expectativa que, na sequência da demolição do coberto em frente ao Externato e retirada do monumento do local de origem, a praça em frente ao Externato e zona envolvente merecesse por parte da Câmara Municipal uma nova intervenção de requalificação urbanística e nesse contexto recolocar em lugar de destaque o importante monumento de homenagem ao prof. Soares”, refere Lino Macedo.
Sobre José Ribeiro Soares, que também merece referência na toponímia local, António José Queiroz destaca a “figura de grande prestígio social, que marcou durante décadas o ensino na nossa terra. Não só na Escola Primária de Real, mas também no Externato de Vila Meã, de que foi um dos fundadores e onde também leccionou”.
A sua dedicação foi tão abnegada que, recorda, “antes da existência do Externato, era em sua casa que o Professor Soares preparava os alunos para o exame de admissão ao Liceu e para os exames do 2.º ano liceal (actual 6.º ano)”.
“Por iniciativa de um conjunto de cidadãos, em que é justo destacar Eduardo José Vieira (proprietário da Farmácia São Pedro, deputado e 1.º director do jornal Riba-Tâmega), Vila Meã prestou-lhe uma digna e merecida homenagem no dia 1 de Abril de 1979, data em que completava 76 anos, que foi designado “Dia da Gratidão”. No Largo da Feira foi levantado um monumento em sua honra, da autoria do escultor Manuel Dias. O medalhão em bronze, que nele se encontra, foi replicado em medalha, numa edição numerada. A execução esteve a cargo da Medalhística Disart (Porto). Reproduz, no anverso, a efígie do homenageado; no verso, a frase (atribuída a Teixeira de Pascoaes) «Mais vale uma flor em vida que um jardim depois de morto»”, comenta António José Queiroz, numa nota sobre a vida do professor Soares.
“De origem modesta (era filho e neto de lavradores), José Ribeiro Soares (assim era o seu nome) nasceu em Vila Boa de Quires, concelho de Marco de Canaveses, no dia 1 de Abril de 1903. Foram seus pais Rodrigo Ribeiro (natural de Abragão) e Maria Rosa (natural de Vila Boa de Quires). Casou, a 7 de Fevereiro de 1926, na sede do seu concelho natal, com Maria dos Prazeres Pereira Cardoso. Desta união houve dois filhos: António (que foi professor) e Rui (que foi médico). O Professor José Ribeiro Soares faleceu no dia 25 de Novembro de 1981. Está sepultado no cemitério de Real”.