Press trip
Fotos: AE de Amarante

Press trip revelou potencialidades do Roteiro Enogastronómico Verde Sentido

Com o objetivo de dar a conhecer uma mão cheia de experiências ligadas aos Vinhos Verdes, às paisagens, à história, ao património e à gastronomia do Douro e Tâmega, o projeto BTInova organizou uma press/blog trip com a participação de sete órgãos de comunicação social nacional e especializados e dois bloggers de enoturismo, viagens e gastronomia.

Os jornalistas e bloggers tiveram a oportunidade de experimentar, em primeira mão, uma das muitas propostas turísticas que está a ser criada no âmbito do Roteiro Enogastronómico Verde Sentido. Ao longo de três dias tiveram ainda oportunidade de passear pelos sete municípios que integram o projeto: Amarante, Baião, Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Marco de Canaveses, Mondim de Basto e Resende.

Sempre acompanhados por vinhos frescos, jovens, versáteis e surpreendentes, os Vinhos Verdes mostraram a sua qualidade e provaram que podem ser a melhor companhia à mesa.
Espera-se que esta ação consiga, assim, gerar um conjunto de trabalhos jornalísticos que contribuam para a atração de novos fluxos turísticos.

O projeto BTInova, promovido pela Associação Empresarial de Amarante e a Associação de Municípios do Douro e Tâmega, abarca sete os municípios do Douro e Tâmega que se juntam para capitalizar todo o potencial do Vinho Verde. O resultado será o “Roteiro Enogastronómico Verde Sentido” que juntará um conjunto de experiências turísticas únicas e distintivas, associadas aos Vinhos Verdes e alicerçada nas paisagens, produtos endógenos, gastronomia, tradições e costumes do território.

Promover turisticamente o Douro e Tâmega é o desafio do Verde Sentido que tem como premissa um conjunto de produtos distintivos e identitários do território, capaz de criar experiências exclusivas e únicas para os visitantes, onde os Vinhos Verdes são o baluarte. A estes produtos, junta-se o património histórico-cultural e as paisagens singulares, valorizadas pelos rios Tâmega e Douro a autenticidade e hospitalidade das suas gentes.

Neste sentido, está a apostar-se numa forte componente de capacitação e qualificação dos operadores turísticos do Douro e Tâmega, nomeadamente da restauração, de unidades de alojamento / enoturismo e de empresas de animação turística, através da realização de ações conjuntas e individuais para o desenvolvimento e criação de um melhor serviço e incentivo para a utilização de produtos endógenos da região.