A(Vós) que nos unem
Fotos: CM AMARANTE

“A(Vós) que nos unem” implementado com sucesso

“A(Vós) que nos unem”, o projeto vencedor do Orçamento Participativo Jovem 2021/2022 que se propunha a “pensar a condição dos idosos contribuindo para a melhoria de vida através de valores como a empatia, o altruísmo e a inclusão”, já está a ser implementado junto dos idosos isolados do concelho, em parceria com o projeto, o Município de Amarante, tem como missão promover uma vida saudável, ativa e plena na terceira idade.

No périplo pelo concelho, os autores do projeto – Ana Teixeira, Ana Rita Teixeira, David Ribeiro, David Santos, Dulce Moura, Inês Gomes e Maria Leonor Teixeira – convidam os idosos a contarem uma história sobre as suas raízes e memórias, recordações e acontecimentos que marcaram a geração e, com a ajuda tablets cedidos pela Câmara, registam os testemunhos que serão, posteriormente, compilados num livro de memórias digital.

Porque nesta atividade as tecnologias são grandes aliadas da arte, a criação é contínua e a comunicação mais eficaz e singular. Incentivar a imaginação e a criatividade nos idosos, despertando a curiosidade, mas também familiarizá-los com as novas tecnologias são, também, objetivos deste projeto.

Recorde-se que “A(Vós) que nos unem” foi o projeto mais votado na 7.ª edição do Orçamento Participativo Jovem 2021/2022.

CM AMARANTE