A inauguração, pela manhã, do Trilho dos Castanheiros e do Trilho das Azenhas, ambos na margem do rio Tâmega, marcaram a celebração do Dia do Município de Amarante, a 8 de julho, data em que se assinalou o 37.º aniversário da elevação a cidade.
O Trilho dos Castanheiros, na margem esquerda do rio Tâmega, tem cerca de três quilómetros de percurso onde foram plantadas mais de 5000 espécies, entre árvores e arbustos, e o Trilho das Azenhas, na margem direita do rio, tem cerca de 6,5 quilómetros com quase 20 mil novas espécies.
Para o presidente da Câmara Municipal de Amarante, José Luís Gaspar, a concretização destes dois trilhos, em cada uma das margens do Tâmega, permite “devolver o rio aos amarantinos, com a possibilidade de comunicarem com ele, durante todo o dia. Também é importante a questão da preservação das margens e, em geral, reforça a atratividade do território”.
Recorde-se que o projeto, da autoria do arquiteto paisagista Sidónio Pardal, em parceria com a E.RIO de Pedro Teiga, visa promover a adaptação às alterações climáticas e a prevenção e gestão de riscos, nomeadamente para contenção de cheias. Para tal reforçou-se a área face ao risco de inundação, através de intervenções estruturais de desobstrução, regularização fluvial e controlo de cheias. Foram também removidos elementos da vegetação exótica no leito e nas margens; o fornecimento, plantação e retancha de árvores de espécies endógenas; e de elementos arbustivos e contenção de margens.
Num investimento total superior a 2,2 milhões de euros, ambos os trilhos foram cofinanciados pelo POSEUR.