Massimiliano Arrigo
Fotos: Diocese do Porto

Massimiliano Arrigo novo pároco Ataíde, Oliveira, Real e Travanca

O Pe. Massimiliano Maria Arrigo, foi nomeado pelo Bispo do Porto, D. Manuel Linda, novo pároco de Ataíde (S. Pedro), Oliveira (S. Paio), Real (Divino Salvador) e Travanca (Divino Salvador) e o Pe. Gerardo Alberto Angel Comayagua, será o novo pároco de Banho (Stª Eulália) e Carvalhosa (S. Romão).

Os dois padres, do Seminário Redemptoris Mater, ordenados a 10 de julho na Sé do Porto, vão viver juntos e assumem, na condição de vigário paroquial, a colaboração nas diversas paróquias para as quais foram nomeados. Note-se ainda que as paróquias de Banho e Carvalhosa, com esta nova reorganização e nomeações dos novos párocos, passam a integrar a Vigararia do Marco de Canaveses.

O Pe. Mário Jorge Ferreira permanece como pároco de Fregim (Santa Maria), Louredo (S. João Baptista), Vila Caiz (S. Miguel) e Mancelos (S. Martinho), sendo dispensado do múnus de pároco de Ataíde, Oliveira, Real, Travanca, Banho e Carvalhosa.

O Pe. Artur José Dias Moreira, que durante este ano foi vigário paroquial nas paróquias de Ataíde, Oliveira, Real, Travanca, Mancelos, Banho, Carvalhosa, Vila Caiz, Louredo e Fregim, vai ser o novo pároco de Friande (S. Tomé), Pinheiro (S. Tiago) e Sendim (S. Tiago) na Vigararia de Felgueiras.

Por indicação do Bispo D. Manuel Linda, o jovem padre Leonel Fernando da Rocha, que assumiu há um ano a paroquialidade de Ansiães, Aboadela, Candemil, Bustelo e Várzea, será o novo pároco de Carvalho de Rei (S. Martinho). Por sua vez o Pe. Samuel Jorge Coelho, pároco de Gondar, Padronelo, Jazente e S. Simão, assume a paroquialidade na Lomba (S. Pedro) e Salvador do Monte (Divino Salvador).

O Pe. José Sousa e Castro, foi dispensado, a seu pedido, do múnus de pároco de Carvalho de Rei, Lomba e Salvador do Monte, na Vigararia de Amarante.

Note-se que, o Pe. André Fernando Cardoso Machado, natural de Carvalhosa, foi dispensado, a seu pedido, do múnus de Vice-Reitor do Seminário do Bom Pastor, Diretor do Pré-Seminário, Diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral das Vocações, Diretor Adjunto do Secretariado Diocesano da Pastoral da Juventude e de pároco de Pedrouços (Nª Srª da Natividade), da Vigararia da Maia.

O Pe. Massimiliano Maria Arrigo tem 34 anos e é natural de Itália. Frequentou o Seminário Redemptoris Mater e foi ordenado presbítero no passado dia 10 de julho por D. Manuel Linda, na Sé Catedral do Porto.

Numa curta entrevista, publicada no site da Diocese do Porto, o novo pároco de Ataíde, Oliveira, Real e Travanca conta como se manifestou a sua vocação sacerdotal.

“A primeira vez que senti fortemente o chamamento tinha 22 anos, e foi num encontro de jovens em Roma com o Papa. Naquela altura era um estudante de Engenharia. A partir daquele momento comecei a perguntar-me o que é que queria o Senhor de mim; assim comecei o discernimento vocacional. Fiz uma experiência num Seminário na Itália onde senti confirmada a vocação. Sucessivamente, querendo fugir ao chamamento ao sacerdócio, fiz o Erasmus, tive uma namorada e mesmo assim, continuei a sentir-me chamado pelo Senhor à vida sacerdotal, encontrando só em Deus as respostas aos meus anseios de felicidade. Expressei pela primeira vez publicamente o meu desejo de entrar no seminário no dia 11 de novembro de 2012, para depois entrar no Seminário Diocesano Missionário Redemptoris Mater do Porto no dia 28 de setembro de 2014”, revela o novo padre Massimiliano Arrigo.

Questionado sobre o que é ser padre nos dias de hoje, responde: “Ser presença de Cristo no mundo e levar as pessoas a Cristo. Ser ministro da Misericórdia de Deus e anunciar o Evangelho a todos. Significa dar a vida, amar como Jesus amou, ou seja, na cruz”.

O novo pároco de Banho e Carvalhosa, Pe. Gerardo Comayagua, 33 anos, é natural de El Salvador. A par de Massimiliano Arrigo também frequentou o Seminário Redemptoris Mater e foi ordenado presbítero no passado dia 10 de julho por D. Manuel Linda, na Sé Catedral do Porto.

Na entrevista, publicada no site da Diocese do Porto, o Pe. Gerardo Comayagua explica como se manifestou a sua vocação sacerdotal.

“Quando compreendi e experimentei que Deus me amava tal e como sou. Desde a minha adolescência sentia que algo faltava, pois tinha tudo: uma mãe que se matava trabalhando para dar-nos o sustento diário a mim e aos meus irmãos; uma família cristã que me transmitiu a fé levando-me à Igreja para receber os três primeiros sacramentos da vida cristã, valores morais e educação. Só estando dentro do Seminário compreendi que o que faltava, o que não via manifesto era o amor de Deus na minha vida. Aí compreendi que Deus por amor me deu a vida e que por amor também me tinha chamado para a vida sacerdotal, para ser luz para a minha família”, comenta.

Para o novo pároco de Banho e Carvalhosa ser padre hoje “é procurar viver o ministério sacerdotal a imagem do Bom Pastor, aquele que vai sempre à procura da ovelha perdida”.

As nomeações do Bispo do Porto, D. Manuel Linda, que assume “para o presente e para o futuro da nossa Igreja diocesana, foram publicadas no site da diocese na quarta-feira, dia 27 de julho.

“De entre todas as suas estruturas, a Igreja privilegia, fundamentalmente, os Seminários e as Paróquias. Tendo isto presente, procuram-se distribuir os «recursos» sacerdotais de modo a prover todo o tecido diocesano de pastores que, sinodalmente, agreguem ao seu cuidado pastoral outros fiéis colaboradores e se disponham a ajudar os colegas vizinhos, muitas vezes sujeitos a um esforço bem maior do que seria exigido à sua idade e condições de saúde. A todos, agradeço o extraordinário exemplo de dedicação e de serviço a Deus e aos irmãos”, considera no despacho das nomeações.