Transformação digital

Transformação digital tem influência na vantagem competitiva

A adoção de uma estratégia de transformação digital tem influência na vantagem competitiva das empresas, reconhece a maioria de empresários (62,7%) inquiridos no âmbito de um estudo da Yunit Consulting.

As conclusões são do Barómetro Heróis PME, realizado para apurar o sentimento das PME portuguesas face à recuperação e para um futuro próximo. Mais de metade das empresas revela que acelerou a digitalização com a pandemia e uma percentagem idêntica acredita que os próximos três anos serão de crescimento.

Os tempos de pandemia aceleraram a transformação digital das pequenas e médias empresas, reconhecem 50,7% dos seus gestores num estudo que auscultou 217 empresas de norte a sul do país. A maioria das PME (62,7%) reconhece já hoje que a adoção de uma estratégia de transformação digital tem influência na vantagem competitiva da sua empresa.

Para 94,5% dos inquiridos no estudo da Yunit, estabelecer parcerias de negócio é também hoje crucial, enquanto que para 69,6% a sustentabilidade passou a assumir-se como um tema importante depois da pandemia. A crise da covid-19 também levou para um lugar mais central nas agendas dos gestores as preocupações com a avaliação e gestão de riscos, que cresceram 26,8%.

Os gestores auscultados nesta pesquisa elegem a organização e melhoria de procedimentos, a eficiência produtiva e o desenvolvimento de novos produtos/processos como as áreas onde têm mais margem de melhoria, no desempenho das suas empresas.

Note-se que, a Yunit Consulting, autora do estudo, é uma consultora portuguesa especializada em investimento e capitalização das empresas.