Festas S. Pedro Ataíde, Festa popular Ataíde

Festas de S. Pedro de Ataíde ao rubro de 28 junho a 3 de julho

As Festas em honra de S. Pedro de Ataíde, em Vila Meã, regressam em grande ao convívio popular no largo da feira, com a dinamização de vários dias de festividade, que se estendem de 28 de junho a 3 de julho 2022.

“A melhor festa de verão está a chegar!!”, anunciam os laboriosos membros da Comissão de Festas de S. Pedro de Ataíde. E a festa promete!

Apresentamos alguns dos destaques do cartaz da edição deste ano das festas que começa a mexer no dia 25 de junho, sábado, com a recolha de donativos em arruada pela freguesia, com a participação do Grupo de Bombos Zés Pereiras do Divino Salvador de Vila Meã.

Na terça-feira, dia 28 de junho, procede-se ao início das festividades com a inauguração da tradicional cascata de S. Pedro e à noite, no arraial das festas, a partir das 22h, sobe ao palco o teclista Jorge Alves para animar a malta com a tradicional e bem divertida música portuguesa. A primeira noitada termina cedo com a habitual sessão fogo artifício às 0h00.

No dia seguinte, 29 de junho, dia litúrgico de S. Pedro, a festa continua com a atuação, às 22h, do Grupo de Cavaquinhos de Ataíde – Vila Meã e termina com sessão fogo artifício às 0h00.

Na quinta-feira, dia 30 de junho, o arraial das festas, no largo da feira de Ataíde, recebe uma noite de fados, às 22h, com a interpretação dos fadistas Catarina Carvalho e José Luís Magalhães, acompanhados na guitarra portuguesa por Fernando Magalhães e na viola por Adão Santos. A noite termina com uma sessão de fogo artifício às 0h00.

Na sexta-feira, dia 1 de julho, a noite da festa começa com a atuação, às 22h, do Marco Teixeira, às 23h sobe ao palco o Flávio Gil, com paragem para a sessão de fogo de artifício por volta das 0h00 e continuação do espetáculo com a atuação de Flávio Gil. A noite encerra por volta das 2h00 com a atuação do DJ John Dias.

No sábado, dia 2 de julho, o destaque da noite está reservado para o grande espetáculo protagonizado por Ruth Marlene, porque “Tu queres é festa” e outros êxitos bem conhecidos. A longa noite de festa começa com a atuação, às 22h, da Banda Paulo Torres, segue-se uma grande sessão fogo artifício, às 0h00, e às 0h15 sobe ao palco a excêntrica Ruth Marlene. Para o prolongamento aguarda-se, ainda, a atuação, às 2h00, do DJ One Martins.

No domingo, dia 3 de julho, a partir das 15h, está prevista a saída da Capela Nossa Senhora da Natividade (Capela de Pinheiro) da Fanfarra Associação Recreativa e Cultural Paços Gaiolo, que virá em desfile até à igreja paroquial de Ataíde. Às 18h saída da majestosa procissão em honra S. Pedro com andores e figuras alegóricas.

Para a noite está reservada, às 21h, a atuação de Lea Costa. Às 21h30 saída junto salão paroquial da Escola Samba Juventude Vareira de Ovar em desfile até ao palco onde fará a sua atuação.

Às 22h atuação do humorista João Dantas e às 23h sobe ao palco a jovem artista Ana Isabel. O encerramento das festas acontecerá por volta das 0h00 com uma apoteótica sessão fogo artifício.