O presidente da Câmara Municipal de Amarante, José Luís Gaspar, destacou, na cerimónia de inauguração da 2ª fase do Eixo Viário Central de Vila Meã, o papel determinante do vilameanense Jorge Magalhães Mendes na planificação e estruturação daquele importante eixo rodoviário de Vila Meã.
“Gostaria de aqui recordar, em jeito de uma muito sentida de homenagem, o homem, o ideólogo, a pessoa que amava a sua terra e definiu estratégias para o seu desenvolvimento, projetando estas e outras importantes infraestruturas – o Professor Doutor Jorge Magalhães Mendes. A ele devemos o sonho desta obra. A ele devemos a visão e a mestria de projetar essa visão”, realçou.
“Infelizmente, já não está entre nós para poder apreciar o seu sonho realizado. Mas ainda mais por isso lhe devemos honras pela sua concretização. O Professor Jorge Mendes deixou-nos em 2019, mas alguns dos seus projetos ainda hoje estão a ser concretizados e a importância do trabalho que nos deixou, em quatro anos de intensa dedicação à autarquia, estão hoje à vista de todos”, prosseguiu.
Na presença da família de Jorge Magalhães Mendes, o presidente da Câmara de Amarante demonstrou a gratidão pelo contributo que deu enquanto vice-presidente da Câmara e o reconhecimento que também pretendem destacar com a atribuição do seu nome aquela avenida que concretiza a 2ª fase do Eixo Viário Central de Vila Meã.
“É por isso, para mim, e julgo que deve ser para nós, um grande orgulho ser executor do seu legado e gostaria de o expressar, muito particularmente à sua família, aqui presente. As pessoas não morrem dentro de nós. A estima e gratidão que devemos ao Jorge também não”, afirmou.
Luís Gaspar reforçou ainda a satisfação de um autarca em honrar os seus compromissos, “mais ainda quando estes assumem tão grande importância”.
“Termino, reiterando que esta obra irá permitir a Vila Meã ter mais condições para crescer e para se desenvolver, de uma forma mais organizada e mais bem planeada”, concluiu.