A Avenida Jorge Magalhães Mendes foi inaugurada, no passado domingo, dia 22 de maio, em Vila Meã, na presença do executivo municipal, da família do ex-vice-presidente da Câmara de Amarante a quem foi atribuída a toponímia, e da comunidade que quis conhecer a nova via que liga a autoestrada à Ponte da Pedra.
“É com enorme satisfação que vejo concluída mais uma fase do Eixo Viário Central de Vila Meã. Para um autarca, não há gosto maior do que honrar os seus compromissos – mais ainda quando estes assumem tão grande importância”, afirmou José Luís Gaspar que, começou por lembrar Jorge Magalhães Mendes, falecido em 2019: “Gostaria de recordar, em jeito de uma muito sentida de homenagem – o homem, o ideólogo, a pessoa que amava a sua terra e definiu estratégias para o seu desenvolvimento, projetando estas e outras importantes infraestruturas – o Professor Doutor Jorge Magalhães Mendes. A ele devemos o sonho desta obra.”
Certo de que “Vila Meã é uma importante porta de acesso ao nosso território, representando, historicamente, o desenvolvimento económico, a dinâmica e o empreendedorismo”, o presidente do Município de Amarante realçou que “estamos perante um investimento com evidente impacto na vida das pessoas, na circulação viária e no crescimento e expansão de Vila Meã”.
Também o presidente da Junta de Freguesia de Vila Meã, Lino Macedo, fez saber que “esta avenida vem melhorar, consideravelmente, a mobilidade de todos”.
“Estou certo de que esta via será um fator de desenvolvimento para a nossa terra e que vai engrandecer ainda mais Vila Meã e o nosso concelho. Vai melhorar consideravelmente a mobilidade de todos os que aqui vivem e de quem nos visita”, destacou, lembrando que este é um anseio antigo da população.
“Tem sido um investimento bastante significativo do Município a quem agradecemos na pessoa do presidente da câmara, extensivo aos seus vereadores, o trabalho, o empenho e a disponibilidade para que hoje possamos estar aqui nesta inauguração”, reforçou, acentuando o papel e evocando a memória do antigo vice-presidente, Jorge Mendes, na planificação daquele importante eixo rodoviário.
Lino Macedo ressalvou que este projeto ainda não está concluído, evidenciando o anseio de que a seu tempo o município completará a obra com a concretização da ligação à Avenida Nova.
Recorde-se que a obra do Eixo Viário Central de Vila Meã tem três fases. A primeira fase começou em 2017, e a segunda fase, agora inaugurada, em abril de 2021. Um investimento global de 3,5 milhões de euros.
A terceira fase irá ligar o Eixo Viário Central de Vila Meã ao largo da feira.