A(Vós) que nos unem
Foto: CM Amarante

“A(Vós) que nos unem” vence Orçamento Participativo Jovem

O projeto “A(Vós) que nos unem” foi o mais votado entre os cinco candidatos ao Orçamento Participativo Jovem 2021/2022. Com 41 por cento dos votos, a proposta de Ana Teixeira, Ana Rita Teixeira, David Ribeiro, David Santos, Dulce Moura, Inês Gomes e Maria Leonor Teixeira pretende impulsionar o diálogo intergeracional através de atividades culturais com os idosos nos centros de dia, com vista a proporcionar-lhes uma vida mais feliz.

“Este projeto é um desafio humanizador que pretende pensar a condição dos idosos contribuindo para a melhoria de vida através de valores como a empatia, o altruísmo e a inclusão”, apresentam os autores do “A(Vós) que nos unem”.

Entre as atividades previstas para promover um envelhecimento ativo estão sessões de cinema e teatro, workshops com recurso a fotografias, e a produção de um livro de memórias digital.

Recorde-se que o projeto vencedor da 7.ª edição do Orçamento Participativo Jovem foi divulgado na II Conferência Municipal da Juventude “Next Level – Online Contigo”, que decorreu a 30 de abril no Instituto Empresarial do Tâmega. Os autores de “A(Vós) que nos unem” receberam do presidente do Município de Amarante, José Luís Gaspar, o Diploma e o Troféu.

Da área social à cultura, passando pelo bem-estar animal, esta edição contou com cinco candidatos que totalizaram 348 votos. O segundo projeto mais votado foi “Ca(t)sinhas”, com 24 por cento dos votos. Seguiu-se a “META”, com 18 por cento, “Festival de Cinema de Amarante 2022”, com 13, e “Casas de Livro”, com 4 por cento.

Recorde-se que o OPJ foi criado em 2015 para aproximar os jovens à autarquia, consolidando a participação democrática e o envolvimento à causa pública. Destina-se a jovens com idades entre os 14 e os 35 anos, naturais, estudantes, trabalhadores ou residentes em Amarante.

CM AMARANTE