Exposição de José Saramago no Pólo Vila Meã, Biblioteca Municipal

“É preciso voltar aos passos que foram dados, para repetir e para traçar caminhos novos ao lado deles. É preciso recomeçar a viagem. Sempre. O viajante volta já”.
São estas as palavras de José Saramago no final de Viagem a Portugal.

“Voltar aos passos que foram dados” é uma exposição sobre o escritor, Prémio Nobel da Literatura, José Saramago, que está patente até 14 de maio no Pólo de Vila Meã da Biblioteca Municipal Albano Sardoeira.

A mostra, composta por quinze painéis de grande dimensão, com textos e imagens, faz um convite ao público para uma viagem cultural pela biografia literária de José Saramago, numa descoberta do legado cívico de um dos maiores nomes de sempre da literatura nacional.

Com seleção e composição de textos de Carlos Reis e Fernanda Costa e design do ilustrador André Letria, a vida e obra de José Saramago é dada a conhecer em cinco blocos: “Saramago, a Obra”, “A Formação do Escritor”, “O Tempo da Estátua”, “O Tempo da Pedra” e “Saramago, Escritor Universal”.

A exposição tem um propósito de divulgação e de orientação pedagógica, permitindo um contacto de iniciação ou de revisão com a literatura e com o pensamento saramaguianos.

Esta exposição é uma iniciativa da Junta de Freguesia de Vila Meã numa parceria com a Fundação José Saramago, enaltecendo o envolvimento na disponibilização do espaço de exposições ao Município de Amarante.

A exposição, com entrada livre, pode ser visitada no horário de funcionamento do Pólo de Vila Meã da Biblioteca Municipal.