O núcleo de Amarante do Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica (CENFIM) dinamizou um encontro com a participação de vários estudantes internacionais, no âmbito de um projeto de mobilidade do programa europeu ERASMUS+.
Este projeto, denominado “Off the Beaten Path: Studying the Architectural, Historical and Social Heritage of Local Communities in European Cities”, envolve entidades de educação e formação provenientes da Dinamarca, Lituânia, Polónia, Itália e Portugal.
Ao longo dos diversos dias em Portugal, a delegação de estudantes e docentes europeus, visitou alguns locais mais emblemáticos de Amarante e Marco de Canaveses.
O roteiro destes dias de intercâmbio estudantil e cultural, em que o CENFIM foi a entidade anfitriã, levou a delegação numa vista à Igreja de São Gonçalo e ao Museu Amadeo de Souza-Cardoso, com um concerto viola amarantina, em Amarante, e visita à igreja de São Nicolau, igreja de Sobretâmega e à igreja de Santa Maria, com passagem pela cidade romana de Tongóbriga, no Marco de Canaveses. Uma maratona de atividades de descoberta pelos jovens sobre arquitetura, história e sociedade destas duas localidades, que contou com o apoio das câmaras municipais de Amarante e Marco de Canaveses, através das divisões do turismo, Rota do Românico e Instituto Empresarial do Tâmega.
Nos derradeiros dois dias da visita, os estudantes e professores estiveram a preparar e realizar apresentações relacionadas com Sociedade, História e Arquitetura das cidades do Marco de Canaveses e Amarante.