O Município de Amarante e A Pista Mágica – Escola de Voluntariado estão a implementar o Projeto VES – Voluntariado de Emergência Social que tem como objetivo formar voluntários para dar resposta às necessidades provocadas pelas medidas de confinamento, restrições de segurança e saúde públicas decorrentes da pandemia e outros cenários de crise que entretanto têm surgido.
As primeiras ações de formação on-line começarão esta semana. A primeira sessão de formação destina-se a técnicos que acolhem voluntários nos serviços e organizações, mas dias seguintes a formação destina-se a voluntários que lidem com gestão de crise, isolamento social, saúde psicológica e/ou no acolhimento de cidadãos ucranianos. Quinta-feira, a formação é de iniciação ao voluntariado, e no sábado de gestão de crise. Entre as temáticas a abordar estão os primeiros-socorros psicológicos, a gestão emocional dos voluntários e o autocuidado.
“Estas ações de formação são essenciais para a valorização dos voluntários que assumem um papel de maior relevo no contexto atual que vivemos, despoletado pela guerra na Ucrânia”, menciona o vice-presidente e vereador com o pelouro da Ação Social, Jorge Ricardo.
O programa formativo “vai de encontro às principais necessidades de capacitação sentidas e visa ajudar a lidar, de forma mais eficaz, com as problemáticas que vão surgindo”, explica a presidente da Pista Mágica, Sónia Fernandes.