O escritor Nuno Júdice vai estar em Vila Meã, este sábado, dia 19 de março, na Sessão de Apresentação do Livro “50 Anos de Poesia – Antologia Pessoal (1972-2022).
Dinamizada com a presença do autor, este encontro cultural, que integra o Ciclo “Encontros com Autores” da Programação Cultural da Junta Freguesia de Vila Meã, realizar-se-á a partir das 16 horas, na Biblioteca Municipal de Amarante – Polo de Vila Meã.
No período da manhã, pelas 11 horas, será dinamizada, também, uma sessão do ciclo “Leituras”, para os mais novos, focado no livro infantojuvenil “Dentes de Rato” de Agustina Bessa-Luís.
A escritora amarantina Anabela Borges fará a leitura encenada da história escrita pela nossa filha da terra, celebrando assim o seu centenário de nascimento.
Note-se que para acesso à sessão, é necessária a inscrição prévia, sendo os lugares marcados e de lotação limitada. A reserva de lugares, gratuita, deverá ser feita para o e-mail: cultura@jf-vilamea.pt.
Nuno Manuel Gonçalves Júdice Glória é um ensaísta, poeta, ficcionista e professor universitário.
Poeta e ficcionista, a sua estreia literária deu-se com A Noção de Poema (1972). Em 1985 receberia o Prémio Pen Clube, o Prémio D. Dinis da Casa de Mateus, em 1990. Em 1994 a Associação Portuguesa de Escritores, distinguiu-o pela publicação de Meditação sobre Ruínas, finalista do Prémio Europeu de Literatura Aristeion. Assinou ainda obras para teatro e traduziu autores como Corneille e Emily Dickinson.
A sua obra inclui antologias, edições de crítica literária, estudos sobre Teoria da Literatura e Literatura Portuguesa. Mantém uma colaboração regular na imprensa. Lançou, em 1993, a antologia sobre literatura portuguesa do século XX, Voyage dans un siècle de Littérature Portugaise.