A Associação Empresarial de Vila Meã apresentou um plano de atividades diversificado para 2022-2023, considerando um conjunto de iniciativas impulsionadoras da atividade económica local que, nos últimos dois anos, muito se tem ressentido com a inesperada situação do estado de pandemia, provocada pela Covid-19.
Entre as propostas apresentadas para execução do plano de atividades da AE Vila Meã, destaca-se uma Classic Experiência com Vinho Verde, o Comboio da Memória, Festa Popular-Apita o Comboio, colóquios Vila Meã 2030, com conversas à volta das perspetivas para a próxima década, mesas de inverno e a Gala da Cruz.
O plano de atividades, enviado para a Câmara Municipal de Amarante, contempla ainda a dinamização da plataforma online “Linha do Comércio”, um projeto de promoção e potenciação dos produtos endógenos da região do Tâmega e Sousa e a criação da Casa da Iniciativa.
Animação do comércio local com a dinamização de iniciativas associadas ao Dia dos Namorados, Dia do Pai e da Mãe, Dia da Criança, Páscoa e Natal na Linha do Comércio tradicional são mais algumas das propostas contempladas no plano de atividades.
“Sabemos tratar-se de um plano ambicioso – mas de carácter vital e urgente – cujo cumprimento só será possível com o apoio e envolvimento dos nossos parceiros, das entidades locais e dos projetos comunitários”, refere-se na apresentação do plano de atividades, reforçando o envolvimento e apoio essencial da Câmara Municipal de Amarante.
“Esperamos que com este plano de atividades possamos dar uma resposta musculada e efetiva às ameaças, superando dificuldades e consumando necessidades, favorecendo a dinamização económica, a rentabilidade dos pequenos empresários locais, a geração de emprego e a fixação de populações”, ressalva-se, constatando que “é por demais evidente as consequências na economia local, acentuadas nestes últimos dois anos (2020 e 2021), que se revelaram muito atípicos, pelas consequências e condicionantes da pandemia Covid-19, com um impacto forte na economia local, nomeadamente no Comércio Tradicional do Centro Urbano de Vila Meã e freguesias vizinhas”.
O plano atividades, preparado pela Associação Empresarial de Vila Meã, pretende impulsionar novas dinâmicas que favoreçam a retoma da atividade económica local que, com o apoio do município, se espera possam constituir um incentivo à revitalização do comércio tradicional.