A Junta de Freguesia de Vila Meã está a finalizar algumas intervenções importantes para a melhoria de pequenas acessibilidades na freguesia.
“Estamos a finalizar três obras importantes e que tínhamos assumido como compromisso para este mandato. Pequenas pavimentações de acessos, dos poucos que ainda temos em caminhos de terra, que constituem importantes ligações entre lugares da freguesia essenciais para a melhoria da mobilidade”, refere o presidente da Junta, Lino Macedo, que realça a colaboração dos proprietários na cedência de pequenas parcelas de terreno que permitiram o alargamento e consequente melhoramento daquelas acessibilidades.
Uma dessas intervenções contemplou a intervenção num caminho que permite a ligação entre a rua Pombalina e a Rua de Robim e que depois de alargado e pavimentado se passará, por opinião consensual entre autarquia e moradores, a designar Rua de S. Roque. Trata-se de um acesso, com cerca de 500 metros de extensão, entre propriedades agrícolas com uma utilização regular e que, com esta pavimentação, melhora substancialmente a acessibilidade.
“Toda a gente daquele lugar ficou bastante satisfeita com a intervenção e senti um grande entusiasmo com a concretização da obra”, revela o presidente da Junta.
A Junta de Freguesia interveio também no caminho da Rua, com o objetivo de retificar e melhorar o acesso. Foi realizado o alargamento da via e concretizada a pavimentação em paralelo. “Trata-se de um caminho que faz a ligação com a Quinta da Lama, que era estreito e por ainda se encontrar em terra, sobretudo no inverno, por vezes havia carros que ficavam ali obstruídos. Situação que agora se ultrapassa com o alargamento, possível com a colaboração de um proprietário que confronta com o referido caminho, e a consequente pavimentação”, explica Lino Macedo.
Na Rua das Tábuas também foi realizado o alargamento desse acesso e efetuada a pavimentação em paralelepípedo. A intervenção nesta rua contemplou um novo muro de suporte para alargamento da referida acessibilidade, que permitirá melhor mobilidade de viaturas para as habitações daquela localidade.
O presidente da Junta de Freguesia, Lino Macedo destaca estas intervenções como “necessárias e que fazem toda a diferença no dia a dia da população”.
“São estas pequenas obras que fazem a diferença no quotidiano das pessoas e essa deve ser preocupação de uma Junta de Freguesia”, comenta, destacando a retoma dos protocolos com as Juntas, por parte da Câmara de Amarante, para a realização de pequenas obras.