Irmãs Bom Pastor

Irmãs Bom Pastor Contemplativas despedem-se serviço religioso Ataíde

A comunidade religiosa das Irmãs do Bom Pastor Contemplativas, constituída por três freiras, a residir em Ataíde, Vila Meã, deixaram, no início deste ano, a casa e o serviço afeto às comunidades das paróquias do Vale do Odres e Tâmega, para abraçar um novo serviço missionário no santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres em Ponta Delgada – São Miguel, no arquipélago dos Açores.

“Gratidão é a melhor palavra para expressar nossos reconhecimentos neste momento”, destacaram as religiosas numa missiva de despedida dirigida a todos os fiéis das 10 comunidades que compõem a unidade de paróquias do Vale do Odres e Tâmega.

“Quero aqui em nome da comunidade das Irmãs do Bom Pastor Contemplativas expressar uma palavra de gratidão de todo coração, a cada um de vocês, povo de Deus membro desta Unidade Pastoral, por todo esse tempo vivido no seguimento de Jesus, em especial na Paróquia São Pedro de Ataíde. Tempo precioso aos olhos de Deus!”, prossegue a irmã Jaqueline Mendes, acompanhada pelas outras duas religiosas, Magdalena e Joana, da Congregação de Nossa Senhora da Caridade do Bom Pastor que aqui permaneceram em serviço mais de cinco anos.

“As pessoas vinham aqui ter connosco em busca de alguém que as escutassem, com muita doçura, carinho, e disponibilidade para estar connosco em oração. As pessoas precisam de alguém que escute, querem falar e sentiam que aqui era um lugar apropriado para isso”, comentam.

“As recordações que levamos será o meio de manter viva nossa união em Cristo e digo-lhes mais, que essa linda experiência missionária muito contribuiu para o nosso crescimento espiritual no apostolado contemplativo, por isso, realçamos, que esses laços humanos e espirituais vão ser mais fortificados por terem sido vividos com sinceridade e entrega total”, confidenciam.

As três religiosas, naturais do Brasil, Perú e Equador, vão continuar em missão na diocese de Angra, no santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres em Ponta Delgada – São Miguel, Açores.

“Deus ama a quem der com alegria, continuem sendo essa comunidade amiga, acolhedora, e disponível… encorajamos a continuarem a trilhar esse caminho novo de coração aberto com espírito sinodal”, concluem.