Em 2019, o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) iniciou, na área de enfermagem, um projeto inovador a nível nacional, abraçando o projeto lançado pela Ordem dos Enfermeiros (OE), a Acreditação da Idoneidade Formativa dos Contextos da Prática Clínica (AIFCPC), que certifica os requisitos necessários para formação de enfermeiros e que garante a qualidade dos formadores e da prestação dos cuidados de enfermagem aos utentes, através de peritos na área.
Neste momento, o CHTS é o primeiro e único hospital do país com serviços certificados no âmbito da AIFCPC e, além dos nove serviços que já obtiveram idoneidade formativa, lidera também, a nível nacional, o número de candidaturas com 19 candidaturas submetidas e sete a ser construídas na plataforma.
Os serviços do CHTS já certificados pela OE são Especialidades Cirúrgicas, Cirurgia 2, Serviço de Urgência Básica, Serviço de Urgência Médico-cirúrgica, Unidade Intermédia Polivalente, Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente, Medicina unidade funcional 1, Medicina unidade funcional 3 e Unidade de Hospitalização Domiciliária.
Assim, esta certificação de competências e qualidade dos cuidados de enfermagem garante os requisitos fundamentais para a formação de enfermeiros e enfermeiros especialistas. Paralelamente, a certificação de competências de ensino nos mais diversos serviços do centro hospitalar é também garantia da prestação de melhores cuidados à população, acompanhado com um maior número de enfermeiros especialista.