fbpx

Casa Juventude conclui Parceria Estratégica “Cooliving”

O Aventura Marão Clube (AMC), entidade que coordena a Casa da Juventude de Amarante, está a cumprir as últimas etapas da Parceria Estratégica “COOLIVING”, financiada pelo Programa Erasmus+ da União Europeia. Este projeto, que teve início em 2019, juntou durante três anos (prolongamento de 1 ano devido ao Covid-19) quatro parceiros de Portugal (Aventura Marão Clube), Itália (Porto di Terra), Reino Unido (Youth Innovation) e República Checa (International GEMS), que se dedicaram à promoção de hábitos de vida saudáveis, da sustentabilidade e da produção biológica.

Ao longo do projeto foram desenvolvidas duas mobilidades internacionais com o intuito de promoção dos tópicos supramencionados, e que deram oportunidade a vários jovens dos países envolvidos de desenvolver as suas competências e melhorar os seus hábitos de vida.

Em julho de 2019, em Polizzi Generosa, Sicília, Itália, numa comunidade agroecológica foi implementada a primeira das mobilidades. Os tópicos mais trabalhados foram a agricultura biológica, amiga do ambiente, com respeito pelo que a terra nos dá e de um estilo de vida em comunhão com a Natureza. O AMC enviou 5 jovens portuguesas.

Em novembro de 2020, tendo em conta todas as medidas de segurança e higiene devido à pandemia, foi implementada a segunda mobilidade do projeto. Neste segundo encontro, dada a experiência do AMC, foram abordados tópicos ligados ao desporto de natureza, ao comércio justo e alimentação vegetariana. Além disso, visitaram ainda uma comunidade agroecológica onde participaram em workshops sobre vermicompostagem e bombas de sementes.