fbpx
C.M Amarante

Convento de São Gonçalo reabre no Dia de São Gonçalo

A Igreja e Claustro do Convento de São Gonçalo reabrem no Dia de São Gonçalo, 10 de janeiro de 2022.

Encerrados há 16 meses, para obras de reabilitação, conservação e restauro no edifício (coberturas, pisos, paredes, vãos), mas também no recheio artístico (retábulos, esculturas, pinturas murais, painéis azulejares, entre outros), a Igreja e Claustro do Convento de São Gonçalo voltam a abrir à comunidade com toda a beleza e esplendor.

Recorde-se que a candidatura para a Conservação e Valorização da Igreja e Claustro de São Gonçalo foi aprovada no final de 2019 e conta com financiamento do Norte 2020 – Programa Operacional Região Norte. Liderada pela Paróquia de Amarante, entidade que há séculos cuida este Monumento, contou ainda com autorização da Direção Geral do Tesouro e Finanças, proprietário do Edifício, e o apoio da Direção Regional de Cultura do Norte, no acompanhamento, elaboração de projeto e na execução da obra. Desde o primeiro momento, o Município de Amarante é parceiro desta operação dada a sua importância para a sub-região Tâmega e Sousa e para a região Norte. Teve ainda o apoio de entidades privadas, como a Fundação Manuel António da Mota, e da comunidade Amarantina.

De incalculável valor histórico, arquitectónico, artístico e turístico, a Igreja e Claustro de São Gonçalo apresentavam condições de conservação dramáticas sendo urgente esta intervenção de requalificação e valorização. Recorde-se que desde a sua construção, no século XVI, nunca se realizou uma intervenção global no edifício, apenas acrescentos e pequenas obras de reparação.

C.M. Amarante