O espírito da época de Natal já se encontra espalhado por Amarante e Vila Meã, com a iluminação que traz cor às ruas do concelho mais alegria, entusiasmo e atratividade.
A iluminação presente no concelho volta a envolver as principais ruas do comércio local e a atrair atenções para as tradicionais árvores de Natal que iluminam, a Alameda Teixeira de Pascoaes e a Rua da Feira, em Vila Meã.
Note-se que a iluminação da Câmara Municipal de Amarante, instalada em Vila Meã, foi solicitada pela Associação Empresarial de Vila Meã (AEVM), num pedido e colaboração que foi atendido pelo município.
“A iluminação faz parte desta época festiva, proporciona aquela graciosidade própria deste tempo e com mais brilho reforça a exposição das montras das lojas tradicionais, incentivando à saída e compra no comércio local, que tanto necessita de ajuda neste contexto de pandemia que nos tem assombrado e provocado inúmeras dificuldades na economia local”, refere Geraldino Oliveira, presidente da Associação Empresarial de Vila Meã.
Também o presidente da Junta de Freguesia de Vila Meã, Lino Macedo, reforça a importância da iluminação, que tradicionalmente ilumina as ruas de Vila Meã.
“É uma época de festa em que se celebra a amizade, união e partilha. Nesta altura as famílias juntam-se e partilham compras e o nosso comércio tem muito para oferecer”, realça.
Assim, a Junta de Freguesia de Vila Meã, à semelhança de anos anteriores, colocou iluminação em diversos pontos da freguesia, com uma mensagem de “Boas Festas”, que pode ser vista na rotunda junto ao Estádio Municipal, em frente ao CineTeatro Raimundo Magalhães, no loteamento da Cruz, na Praça dos Combatentes e na Sede da junta de freguesia, em Oliveira.
Além da iluminação de rua a Junta de Freguesia também apoia na iluminação das igrejas com a tradicional estrela no topo da cúpula.
Também as Juntas de Freguesia de Mancelos, Travanca e Vila Caiz procederam à colocação, nos edifícios sede daquelas autarquias e em alguns lugares específicos da freguesia, iluminação alusiva ao Natal.
A exemplo de anos anteriores as Juntas de Freguesia não deixaram de colocar a tradicional iluminação de Natal, que sempre adquire um significado especial e procura demonstrar confiança na perseverança do espírito de amor do Natal e também de resistência para que estas luzes natalícias nos possam confortar.