fbpx
C.M Amarante

Carta Desportiva do Município de Amarante já disponível

O Município de Amarante já tem uma Carta Desportiva, um instrumento de planeamento desportivo que permite detetar e estudar as carências e assimetrias das infraestruturas desportivas, estudar possibilidades de recuperação, adaptação e otimização da gestão de forma a rentabilizar os equipamentos, mas também definir critérios urbanísticos coerentes e integrados na programação das instalações, satisfazendo as necessidades da população. A elaboração da Carta Desportiva enquadra-se no âmbito dos planos municipais de desenvolvimento do território, desempenhando um papel fundamental enquanto instrumento de planeamento urbano e de desenvolvimento sociocultural e económico.

Considerando que a prática desportiva contribui para o bem-estar físico e psíquico, para a integração social e, em termos globais, para uma melhoria da própria qualidade de vida, o Município de Amarante encara o desporto como uma ferramenta fundamental no processo integral de formação, no crescimento saudável dos jovens e cidadãos e no desenvolvimento sustentável do concelho.

Numa vertente de associativismo, o desporto é um veículo fundamental para o crescimento das diferentes áreas de intervenção da política municipal, desde a educação ao lazer, passando pelo ambiente, juventude, cultura e desenvolvimento social.

Na Carta Desportiva do Município de Amarante estão enumeradas as Instalações Desportivas disponibilizadas pelo Município, os seus locais de implantação, e a capacidade de resposta aos habitantes do concelho. O documento passou por vários processos de construção, começando com um levantamento exaustivo das instalações desportivas, suas características, local de implantação e estado de conservação.

C.M. Amarante