estratégia educativa

Tâmega e Sousa apresenta resultados impacto social estratégia educativa

A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa) apresentou, os resultados do impacto social na comunidade educativa do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar do Tâmega e Sousa (PIICE do Tâmega e Sousa), uma estratégia desenvolvida por esta CIM em articulação com os seus 11 municípios, as escolas da região e os encarregados de educação, e que teve como missão promover o sucesso escolar dos alunos do Tâmega e Sousa.

A apresentação dos resultados esteve a cargo da equipa do SINCLab – Social Inclusion Laboratory da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, responsável pela medição do impacto social de quatro medidas consideradas fundamentais para prevenir e combater o insucesso escolar. Foram elas o programa de psicologia e orientação vocacional “DICAS (Diversidade, Inclusão, Complexidade, Autonomia e Solidariedade)”, o projeto “Experimenta Ciências”, o projeto “Teatro na Escola” e a criação de “Salas Educativas do Futuro”. No total dos dois letivos de medição do seu impacto social (2019/2020 e 2020/2021), estas quatro medidas envolveram mais de 23 mil alunos, do pré-escolar ao secundário.

Na medida DICAS foi identificado um impacto social muito positivo junto das crianças e dos jovens alvos de intervenção, mas também junto das respetivas famílias. Nas medidas “Experimenta Ciências” e “Teatro na Escola” o impacto foi positivo, nomeadamente nas crianças e jovens com menor motivação e envolvimento com a escola. Os resultados de medição do impacto social da medida “Salas Educativas do Futuro” apenas poderão ser apresentados, na sua plenitude, no ano letivo 2021/2022.

O PIICIE do Tâmega e Sousa tinha inicialmente prevista uma duração de três anos letivos, mas o sucesso da sua implementação traduziu-se num prolongamento por mais dois anos letivos (2021/2022 e 2022/2023).

Na sessão de apresentação, o Primeiro-Secretário da CIM do Tâmega e Sousa, Telmo Pinto, sublinhou precisamente a importância da aposta na educação no Tâmega e Sousa, ao referir que “a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa é a CIM que mais recursos financeiros aloca ao programa educativo e que os municípios valorizam o trabalho da educação”. O Primeiro-Secretário referiu-se ainda ao trabalho em rede, pois apesar de considerar que os dois últimos anos foram difíceis devido à pandemia, “os resultados são favoráveis e mostram que devemos continuar a trabalhar em rede, os municípios, os agrupamentos de escola, as associações de pais e a própria CIM do Tâmega e Sousa”.