Criado para aproximar os jovens à autarquia, consolidando a participação democrática e o envolvimento à causa pública, o Orçamento Participativo Jovem destina-se a jovens com idades entre os 14 e os 35 anos, naturais, estudantes, trabalhadores ou residentes em Amarante. Os interessados podem submeter as suas propostas, individuais ou em grupo, até dia 10 de janeiro na plataforma www.opjamarante.pt.
As propostas devem incidir nas áreas de competência do Município, nomeadamente: investimentos, manutenções, programas ou atividades e projetos transversais a todo ou a parte do concelho, nas áreas da cultura, turismo, educação, ambiente, ação social, urbanismo e obras, desporto, saúde, voluntariado, associativismo, empreendedorismo e inovação.
”A grande missão desta medida, lançada em 2015, é a promoção constante e evolutiva da participação dos jovens na criação de propostas inovadoras assim como na tomada de decisões para o concelho”, enquadra Rita Marinho Batista, vereadora com o Pelouro da Juventude.
Incentivar o diálogo e interação entre eleitos, contribuir para a educação cívica, adequar as políticas públicas municipais às necessidades e expectativas dos jovens e aumentar a transparência da atividade da autarquia, são alguns dos objetivos desta iniciativa que tem como lema “Dá voz à tua ideia”.
O projeto vencedor recebe até 15 mil euros para concretizar a ideia apresentada.
Mais informações na Divisão da Educação Juventude e Desporto, através do telefone 255 420 233 / 912 127 804 ou do e-mail opjamarante@cm-amarante.pt.