fbpx

Amarante e Rio de Janeiro assinam protocolo de Cooperação Técnica

O Município de Amarante e a agência de fomento do Município do Rio de Janeiro – Invest Rio assinaram, na Web Summit – a maior conferência da Europa de tecnologia – um protocolo de Cooperação Técnica com vista à persecução de atividades e projetos de cooperação, especialmente relacionados com o segmento da inovação.  

Melhorar as políticas públicas de competitividade, aumentar a atividade produtiva e o desenvolvimento sustentável e inclusivo da cidade do Rio de Janeiro e do concelho de Amarante são alguns dos objetivos desta cooperação rumo ao desenvolvimento sustentável das regiões. 

Juntos, os municípios vão promover o acesso e intercâmbio de conhecimentos, informações, tecnologias, experiências, práticas de pesquisas e formação de recursos humanos em áreas de conhecimento que buscam o desenvolvimento económico. A captação de novos negócios, principalmente na área de tecnologia e inovação, é outro dos objetivos desta parceria.  

O Município de Amarante, através da sua agência Invest Amarante, vai, com a Invest Rio, elaborar um plano de trabalhos que definirá as metas e objetivos a atingir com a troca de experiências técnicas e de boas práticas, tendo sempre presente a promoção e apoio ao investimento, ao empreendedorismo e às políticas públicas promotoras do desenvolvimento económico reforçando, assim, os laços económicos e culturais entre cidades e os países. 

De referir que Portugal tem hoje um reconhecido ecossistema de inovação que é referência global no desenvolvimento de Startups e Hubs de Inovação. E, por sua vez, o Brasil é uma grande economia mundial de onde provém muito investimento para Portugal, e para onde vão muitas das nossas exportações.