Arrancou, na passada sexta-feira, 15 de outubro, a nível nacional, a Campanha do Pirilampo Mágico 2021, promovida pela Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social (FENACERCI), em parceria com a Antena 1 e a RTP+.
Em Amarante, a Cercimarante (associada da FENACERCI) trouxe, às principais ruas do concelho, a magia e solidariedade desta mascote, com a colaboração do Grupo de Bombos do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI), da Cooperativa, e com a presença da Madrinha da Campanha, em Amarante, Lucinda Fonseca.
As equipas da Cercimarante dedicadas à venda do Pirilampo e de todo o seu merchandising, percorreram o Comércio Tradicional e as principais artérias da cidade.
Este ano, também é possível adquirir esta mascote solidária e todo o seu merchandising, na Loja Social da Cercimarante, localizada no Mercado Municipal de Amarante.
Os objetivos desta campanha passam por, “informar e sensibilizar a opinião pública sobre a problemática da pessoa com deficiência intelectual e/ou multideficiência, procurando salvaguardar o direito à igualdade de oportunidades, e o exercício da cidadania plena desta população; defender a integração das pessoas com deficiência intelectual e/ou multideficiência; respeitar a sua diferença, tendo em conta a rentabilização do seu potencial, e angariar fundos em favor das CERCI’s e outras organizações congéneres”.
A par das vendas de rua, feitas pelas equipas de venda da Cercimarante, a mensagem solidária do Pirilampo Mágico está a ser levada, igualmente, às escolas, também por equipas de colaboradores da Cooperativa.
Este ano, a cor escolhida para este que é o maior símbolo de solidariedade social, em Portugal, foi o vermelho, com o lema “com coração!”.
A campanha termina a 07 de novembro de 2021.