fbpx
Dia Mundial Alimentação

Dia Mundial da Alimentação assinalado com jogo “Saber & Mexer”

Para assinalar o Dia Mundial da Alimentação, que se celebrou no sábado, 16 de outubro, o Município de Amarante convidou os alunos do 1.º ciclo de ensino, público e privado, a entrarem no jogo “Saber & Mexer”.

Ciente da importância de educar as crianças a fazerem as escolhas corretas, para si, o ambiente e a sociedade, uma equipa da ação social do município composta por uma nutricionista, uma solicitadora, uma bióloga e uma técnica de educação social, desenvolveu o jogo “Saber & Mexer”. Produzido com material 100% reciclável e biodegradável, tem como objetivo a partilhar conhecimento de forma divertida, aumentar a literacia alimentar e financeira, e estimular a prática de atividade física.

Constituído por quatro equipas (máximo), o jogo tem o objetivo de colecionar os troféus das diferentes categorias (Perguntas, Mímicas e Sons, Desenho e Movimento/Ação) que testam conhecimentos nas temáticas da Alimentação e Saúde; Desperdício; Ambiente e Sustentabilidade; e Literacia Financeira. A equipa que conseguir colecionar primeiro todos os troféus é a vencedora.

Refira-se que para concluir o jogo “Saber & Mexer”, o município contou com o contributo da DECO na análise das questões relacionadas com a proteção de dados, direitos de imagem e direitos de autor, e da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, que validou cientificamente os conteúdo do jogo.

O Dia Mundial da Alimentação foi criado pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) em 1981, e tem como objetivo chamar a atenção para os problemas relacionados com a alimentação e a nutrição. O lema deste ano é “Melhor produção, melhor nutrição, melhor meio ambiente e uma vida melhor para todos”.

CM AMARANTE