O II Programa Psicoeducativo que visa melhorar a qualidade de vida das pessoas dependentes e dos seus/suas Cuidadores Informais terminou com balanço positivo após nove sessões, que decorreram entre junho e setembro.
Integrado no Projeto Cuidar de Quem Cuida, uma resposta ao nível da Saúde, nomeadamente mental, o II Programa Psicoeducativo contou com uma equipa multidisciplinar de profissionais das entidades parceiras: Câmara Municipal de Amarante, Cercimarante, ACES Baixo Tâmega, Santa Casa da Misericórdia de Amarante, Universidade Sénior de Amarante, Associação de Solidariedade Social O Bem Estar, e Adesco.
Ao longo dos três meses, os nove Cuidadoras Informais que participaram no programa partilharam experiências e práticas, adquiriram novos conhecimentos e aprendizagens, e combateram o isolamento graças aos momentos de sociabilização proporcionados nos vários encontros. No final, foi notória a melhoria na autoconfiança e autoestima, na construção de uma identidade coletiva e no impacto positivo na saúde mental.
Após a conclusão do II Programa Psicoeducativo, os Cuidadoras Informais vão continuar a reunir em novembro, formando um Grupo de Ajuda Mútua, para assim poderem manter um contacto próximo, partilhando preocupações e experiências.
Recorde-se que o Cuidar de Quem Cuida promove consultas de Psicologia, atendimento social e aconselhamento jurídico no seguimento do acordo de cooperação com dez parceiros da Rede Social de Amarante, com o intuito de melhorar a qualidade de vida das pessoas dependentes e seus cuidadores.
Os interessados em integrar estas Respostas de Apoio ao Cuidador Informal podem contactar 255420233.
CM AMARANTE