fbpx
Ações Benchmarking
FOTO: CETS

Ações de Benchmarking destinadas a Empresários da Região

O Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa (CETS) dinamizou duas ações de benchmarking no mês de setembro, desenvolvidas ao abrigo do projeto ‘Tâmega e Sousa – Qualify&Brand On’.

As empresas ECCO’Let, em São João de Ver, e Fernando Ferro e Irmão, SA, em Estarreja, foram visitadas por um conjunto de empresários, dirigentes e técnicos associativos da nossa região, naquele que foi o encerramento deste ciclo de atividades inseridas no Programa de Estímulo à Inovação Criativa e de Promoção de Práticas de Cooperação de Pequenos Clusters.

As visitas, realizadas ao longo do projeto, permitiram envolver empresários da região do Tâmega e Sousa e possibilitar-lhes o contacto com empresas consideradas como referência e exemplos de sucesso e de boas práticas, contribuindo para isso o facto do seu posicionamento incluir uma forte aposta na internacionalização, na inovação, no uso de tecnologias avançadas e ainda na formação, ambiente e condições de trabalho.

Para o presidente do Conselho Empresarial, Emídio Monteiro, o projeto revelou-se extremamente positivo e enriquecedor, bem como enquadrado na estratégia do CETS, uma vez que “permitiu aos participantes conhecer novas realidades empresariais, enquadradas num posicionamento voltado para um futuro inovador e dinâmico. Esperamos que estes exemplos sirvam de incentivo a novas apostas e consequente crescimento da força do tecido empresarial da nossa região”.

“No Tâmega e Sousa, temos vários dos principais setores de atividades com destaque nacional e além-fronteiras. Somos um território fortemente industrial, exportador e inovador, mas há passos que ainda têm de ser dados no caminho da internacionalização, da inovação digital e da qualificação. A formação e a otimização de processos têm um papel fundamental na adaptação às exigências do mercado e reforço da competitividade e é isso que queremos para a comunidade empresarial da nossa região”, salienta o dirigente.

No total, o CETS concretizou sete ações de benchmarking setoriais em 2021 – Metalomecânica; Construção e Pedra; Fileira da Moda – Têxtil e Calçado.

Recorde-se que durante o mês de julho foram realizadas cinco visitas, que tiveram como destino as instalações da FORCEFER – Engenharia Metalomecânica, Sernancelhe; Continental Advanced Antenna Portugal, Vila Real; Ecosteel, S.A., Póvoa do Varzim; Quinta & Santos Score S.A., Barcelos; e António Longarito, Lda, Barcelos e Braga.

Em 2020, no período pré-pandemia, foram também desenvolvidas cinco visitas no domínio dos seguintes setores: Turismo, Agroalimentar e Metalomecânica – Original Douro Hotel, Peso da Régua; Quinta da Bela, Lamego; Adega Cooperativa do Távora, Moimenta da Beira; Amob, Vila Nova de Famalicão e Frulact, Maia.

O ‘Tâmega e Sousa – Qualify&Brand On’ – promovido pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, em copromoção com o Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa e com a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico do Porto – é cofinanciado pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.