Caminho de Torres prestes a receber certificação como itinerário do Caminho de Santiago

Decorreu recentemente, na Casa das Artes de Felgueiras, a segunda reunião da Comissão de Acompanhamento do projeto “Valorização Cultural e Turística do Caminho de SantiagoCaminho de Torres”, e que teve como ponto principal da agenda de trabalhos, a preparação do dossier para apresentar a candidatura à certificação do Caminho de Torres como itinerário do Caminho de Santiago. 

O projeto é liderado pela Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa em parceria com as CIM do Alto Minho, do Ave, do Cávado e do Douro, e cuja Comissão de Acompanhamento integra 34 entidades portuguesas e espanholas e tem como objetivos proceder ao levantamento, do ponto de vista histórico e geográfico, à intervenção e à valorização de parte do traçado do Caminho de Torres, ou seja, os cerca de 230 quilómetros correspondentes à extensão do território de influência das cinco Comunidades Intermunicipais parceiras.   

Em comunicado, a CIM do Tâmega e Sousa explica que “sendo o Caminho Português de Santiago, no qual se enquadra o Caminho de Torres, o segundo itinerário mais percorrido para chegar até ao apóstolo Santiago, apenas superado pelo Caminho Francês, e integrando este a Lista Indicativa de Portugal ao Património Mundial da UNESCO, a sua certificação vai permitir aumentar o número de visitantes nos sítios e atrações culturais ou naturais associados ao Caminho de Torres, bem como contribuir para a valorização da identidade cultural das regiões envolvidas”. 

“A certificação resulta no reconhecimento do cumprimento de um conjunto de critérios que garantem a autenticidade do itinerário, o seu caráter ininterrupto, uma gestão responsável e de valorização da oferta, uma maior segurança, conforto e melhor experiência do peregrino”. 

Em Portugal, a certificação é feita pela Direção-Geral do Património Cultural e o dossier da candidatura do Caminho de Torres será elaborado pelo assessor científico do projeto “Valorização Cultural e Turística do Caminho de SantiagoCaminho de Torres” autor do livro Caminho de Torres. História de um Caminho. Um Caminho na História, Paulo Almeida Fernandes. 

O Caminho de Torres, que liga Salamanca a Santiago de Compostela, em Espanha, é um dos quatro itinerários jacobeus estruturados em Portugal (Caminho da Costa, Caminho do Interior, Caminho Central, Caminho de Torres), atravessando três concelhos da Região Centro (Almeida, Pinhel e Trancoso) e 15 da Região Norte – Sernancelhe, Moimenta da Beira, Tarouca, Lamego, Peso da Régua e Mesão Frio (que integram a CIM do Douro), Baião, Amarante e Felgueiras (que integram a CIM do Tâmega e Sousa), Guimarães (que integra a CIM do Ave), Braga e Vila Verde (que integram a CIM do Cávado), Ponte de Lima, Paredes de Coura e Valença do Minho (que integram a CIM do Alto Minho).