fbpx

“Olhamos com especial atenção para este território”

Quero começar por agradecer a presença dos vários candidatos à Câmara Municipal de Amarante que se apresentam nestas eleições autárquicas. Não posso deixar de enaltecer a sua pronta disponibilidade para participar neste encontro promovido pela Associação Empresarial de Vila Meã, com o Jornal de Vila Meã, e que se insere num conjunto de iniciativas de discussão pública que temos vindo a promover nos últimos meses com o mote Vila Meã 2030: Pensar Desenvolvimento a partir de Vila Meã. 

Depois de avaliarmos, nos encontros anteriores, a Estratégia Económica e a Importância do Associativismo, queremos saber qual a Visão Política para este território dos candidatos à Câmara Municipal de Amarante, tendo como denominador a próxima década, mas o compromisso do próximo mandato. 

É este o propósito que aqui nos reúne, prosseguindo na partilha de propostas, avaliação de possibilidades, encontro de vontades, debate de ideias, definição de prioridades, impulso de necessidades que alavanquem desenvolvimento. 

Olhamos com especial atenção para este território, onde estrategicamente a Associação Empresarial de Vila Meã se situa e intervém como entidade associativa, congregador, representativo e influenciador, agente impulsionador de desenvolvimento económico, e, nesse sentido, promovemos este encontro com os candidatos à Câmara de Amarante para que também possam focar as suas atenções neste território. 

Mas não nos queremos confinar a este espaço territorial, nem queremos demarcar do contexto concelhio e do posicionamento da região. Somos e sentimo-nos parte integrante e por isso queremos, acreditando no potencial e na localização estratégica de Vila Meã, pensar desenvolvimento que exponencie toda esta capacidade, julgo que reconhecida por todos, e assim contribua para um maior fortalecimento de Amarante e desta nossa região do Tâmega e Sousa. 

Agradecemos a disponibilidade para aqui poderem expor hoje a vossa visão política, que desejamos esclarecedora para todos. É importante sonhar, ambicionar, debater, conciliar aquelas que podem ser ou desejamos as melhores opções de desenvolvimento.  

Nesse sentido, a Associação Empresarial de Vila Meã estará sempre pronta para colaborar na planificação e concretização de projetos que aportem mais e melhores condições de dinamização económica, social, comercial, cultural, territorial. 

Acreditamos no potencial do território, na capacidade das pessoas, na atratividade e capacidade de fixação da população e na dinâmica que pode brotar de um desenvolvimento efetivo e estruturado, como sempre o manifestamos e vamos defendendo, para esta área tão extensa do concelho de Amarante. 

Como associação, acreditamos no movimento associativo e pela força agregadora de vontades, confiamos na sua capacidade de influência pelo bem comum. Por isso estamos empenhados e focados em promover iniciativa, despertar atenção e trabalhar na potenciação das capacidades que podemos desenvolver, olhando o futuro com ambição de que é possível fazer! 

Estamos aqui, sempre atentos e colaborativos na defesa do que entendemos essencial. 

Não posso, antes de terminar, deixar de acentuar o envolvimento de todos os diretores nesta tarefa associativa que nos motiva na Associação Empresarial de Vila Meã, sobretudo nestes últimos tempos tão exigentes por via da dimensão e impactos da pandemia. 

Agradecer ainda o envolvimento e colaboração do Jornal de Vila Meã, da sua diretora e toda a equipa, que vai dando de si, para que este seja um espaço de comunicação na divulgação e valorização das diversas iniciativas e ações das várias entidades e intervenientes deste território.  

Tempo para conhecer a Visão Política dos que se apresentam como candidatos à Câmara Municipal de Amarante. 

Geraldino Oliveira
Intervenção inicial no encontro promovido pela AE Vila Meã com os candidatos à Câmara Municipal de Amarante