Foto: Dalmática

Bispo Auxiliar do Porto inaugurou obras restauro Igreja Vila Caiz

O Bispo Auxiliar do Porto, D. Armando Esteves Domingues, inaugurou, no dia 29 de setembro, dia de S. Miguel, padroeiro da freguesia, as obras de restauro da igreja paroquial de Vila Caiz 

A inauguração desta obra, da responsabilidade da paróquia, que requalificou por completo a igreja de Vila Caiz, com restauro de altares e teto da igreja, contemplou a dedicação do novo altar e a bênção de um órgão de tubos.  

O responsável da paróquia, padre Mário Ferreira, na inauguração, fez questão de lembrar que “aquando da minha nomeação para esta Paróquia de São Miguel de Vila Caiz, prometi ao Bispo da altura, Dom António Francisco dos Santos, continuar um projeto de ampliação, conservação e restauro da Igreja Matriz de Vila Caiz, iniciado pelo meu antecessor Pe. Jorge Nunes. Assim o fiz”.  

“Esta é, de facto, uma obra muito desejada e amada por esta comunidade paroquial de São Miguel de Vila Caiz”, lembrando e agradecendo a “todos os intervenientes, mas em especial à comunidade paroquial de São Miguel de Vila Caiz pelo empenho, pelos donativos, pela confiança, entrega e por sempre estar disponível para servir e ajudar a que esta obra fosse possível”.  

“Agora, podemos dizer que recuperámos património e embelezamos a casa que é de todos nós”, concluiu.  

A profunda intervenção no edifício da igreja, vai assim restituir àquele templo uma nova dinâmica e engrandecer o património da freguesia.  

O presidente da Junta de Vila Caiz admite que “é um gosto imenso ver que a freguesia vai ficar dotada de mais um equipamento com outras condições de uso, comodidade”.  

“Esta era uma obra que apresentava já sinais de bastante degradação, de alguma preocupação, e que o nosso pároco há algum tempo que ia manifestando o interesse de oferecer outras condições aos fiéis”, acrescentou António Jorge Ricardo.  

As obras de restauro e conservação da igreja de Vila Caiz tiveram um custo de 436.527,42€, sendo que parte dele foi angariado através de donativos dados pela população da freguesia.   

Recorde-se ainda que a Câmara de Amarante acompanhou e colaborou com o restauro da igreja de Vila Caiz, tendo assumido o pagamento do projeto de arquitetura.