fbpx
Oficinas Colaborativas

Encontros Stay to Talk exploram memória viva de Vila Meã

A Junta de Freguesia de Vila Meã, com a colaboração do Stay to Talk – Instituto de Imersão Cultural, estão a promover encontros denominados Oficinas Colaborativas-Memória Viva, compreendendo um projeto que visa mapear o património local e identificar pessoas “ que aceitem o desafio de ser mediadores culturais de sítio”.

“Mediadores Culturais de Sítio são pessoas que conhecem bem a sua freguesia e que passarão a ter capacidades para comunicar de forma clara e com legitimidade o seu património local”, explicam.

“Quer conhecer a sua terra? Quer partilhar o que sabe sobre a sua terra? Quer saber o que os visitantes procuram na sua terra? Quer saber como comunicar a cultura da sua terra?”, destacam como princípio orientador para estes dois encontros que decorrem no Externato de Vila Meã.

Refira-se que esta iniciativa é a segunda fase de um projeto-piloto que a Stay to Talk, empresa que atua na área do Turismo Criativo e Idiomático, está a realizar em Travanca, Vila Meã, Vila Caiz e Aboadela.

Carolina Mendes frisa que o processo deste mapeamento se realiza em parceria com os habitantes.

“Depois de mapear o património, identificamos pessoas com disponibilidade e com conhecimentos a quem vamos transmitir alguns conceitos necessários, nomeadamente competências de comunicação, no sentido de melhor falarem sobre a sua freguesia”, acrescentou.

A empresária explica que estes “mediadores culturais de sítio” poderão participar em atividades de turismo nas respetivas áreas, para comunicar o património da freguesia aos visitantes.

Num futuro próximo, os organizadores da iniciativa regressarão a estas freguesias para implementar o terceiro e último passo do projeto que, eventualmente, se alargará a outros concelhos do Tâmega e Sousa.

“Nesse último passo, voltaremos com formação mais estruturada, em parceria com instituições de ensino, para dar a estas pessoas competências, através da formação”, concluiu.

A segunda sessão da oficina colaborativa “Memória Viva” realiza-se no dia 18, igualmente no Externato de Vila Meã.